Encontrados 27 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

1.1 Ler com compreensão para ler com fruição

Viana, Fernanda Leopoldina

Não nascemos leitores, tornamo-nos leitores. Num mundo em mudança são as mais as dúvidas do que as certezas quanto ao que gera nas crianças, nos jovens ou nos adultos, motivação para ler. De forma necessariamente breve, começaremos por propor uma reflexão inicial sobre as ideias subjacentes a algumas expressões utilizadas pelos mediadores de leitura – leitores, promoção da leitura, animação da leitura – que, nã...


1.2 Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer: apresentação de um progra...

Cruz, Joana; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina

A família influencia de modo decisivo o desenvolvimento literácito das crianças. As práticas de literacia familiar são, no entanto, heterogéneas e contribuem de modos diferenciados para a promoção de hábitos de leitura, para o desenvolvimento da literacia emergente e para o sucesso na aprendizagem formal da leitura e da escrita. Reconhecendo a importância das rotinas e dinâmicas familiares das crianças em idade...


A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos

Cruz, Joana Sara Ferraz da; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira

Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas e...


Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura

Ferreira, Albertina; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina

Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto ...


Ler melhor para ler mais

Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina

Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem efetuar ...


Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico falantes d...

Vale, Ana Paula; Sucena, Ana; Viana, Fernanda Leopoldina

O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência da dislexia entre as crianças portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram avaliadas 1460 crianças dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade relativamente ao nível de leitura e, de acordo com os critérios estabelecidos, 155 dessas crianças foram tambémavaliadas relativamente às capacidades cognitivas gerais e à consciência fonológica. As crianças foram test...


8.º Encontro Nacional / 6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatur...

Viana, Fernanda Leopoldina, coord.; Ramos, Rui Lima, coord.; Coquet, Eduarda, coord.; Martins, Marta, coord.

Esta publicação reúne textos de Conferências e de Comunicações apresentadas no âmbito do 8.º Encontro Nacional 6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração – realizado nos dias 9/10 de Julho de 2010, na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Estes textos – da exclusiva responsabilidade dos autores – foram submetidos pelos mesmos, em tempo útil, para esta publicação, cumprindo...


O ensino da compreensão leitora : da teoria à prática pedagógica : um programa ...

Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda da Silva; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Leitão, Catarina; Gomes, Susana; Mendonça, Soraia

“…este livro ensina professores a ensinar seus alunos a compreender textos. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento; pois, como dito pelas autoras: aprender a compreender torna mais fácil o saber.” (do prefácio). Nesta obra, destinada a professores e disponibilizada apenas em for...


Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa...

Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Leitão, Catarina; Gomes, Susana

Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes a...



27 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia