Detalhes do Documento

A articulação escola de enfermagem e hospital na voz dos supervisores : o grupo...

Autor(es): Macedo, Ana Paula cv logo 1 ; Silva, Maria Augusta cv logo 2 ; Braga, Maria de Fátima Dias cv logo 3 ; Oliveira, Cláudia cv logo 4 ; Martins, Cristina Araújo cv logo 5 ; Araújo, Odete cv logo 6 ; Rosário, Rafaela cv logo 7

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20174

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Articulação Escola de Enfermagem e Hospital; Supervisão em Enfermagem; Grupo de discussão


Descrição
Esta comunicação procura pôr em evidência uma experiência, no âmbito do projeto “Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança”, que está a decorrer no presente ano letivo. O projeto emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico na ESE-UM, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objetivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção ação centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigação-intervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional da Supervisão em Enfermagem. A experiência de intervenção é constituída por sete encontros, dos quais quatro são oficinas de formação em supervisão. A principal técnica de recolha da informação no decurso do projeto é o grupo de discussão, constituído por onze enfermeiros e sete docentes supervisores. Após uma breve incursão sobre alguns autores cujos trabalhos privilegiam esta técnica de investigação qualitativa em diferentes contextos sócio-educativos, procede-se a uma reflexão sucinta sobre os registos expressados por todos os participantes, conferindo à experiência uma melhor compreensão da articulação Escola de Enfermagem e Hospital. Os resultados preliminares sugerem a importância da intervenção ação colaborativa no sentido de potenciar o desenvolvimento de referenciais de qualidade da supervisão em Enfermagem por parte dos supervisores em contexto de trabalho e a mudança das suas práticas, bem como à análise de modos de agir quando supervisionam os estudantes.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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