Encontrados 68 documentos, a visualizar página 1 de 7

Ordenado por Data

Grau de procura da acupunctura como opção terapêutica numa amostra da população...

Costa, Maria do Céu; Gonçalves, Catarina; Oliveira, Cláudia; Ferreira, Helena Pinto Ferreira

Este é um estudo exploratório e correlacional, com um número inicial de 150 participantes, utilizando uma amostra de conveniência constituída por cinco clínicas médicas e cinco casas de medicina tradicional chinesa, em Lisboa, onde os indivíduos foram autorizados a responder voluntariamente a questionários. Apresenta uma taxa de resposta de 74% (N=111). A adesão à acupunctura é maior no sexo feminino e na fa...


Controlo estatístico - Indústria cerâmica

Oliveira, Cláudia Sofia Coutinho de

Este trabalho de investigação consistiu no controlo estatístico e análise multivariada, aplicada à industria da porcelana. Todos os procedimentos relevantes envolvidos no processo são descritos, para posteriormente serem discutidos os resultados. A industria cerâmica de uma forma geral tem muitas variáveis. Este facto deve-se essencialmente à natureza das suas matérias-primas, que estando disponíveis na Naturez...


O doente sob terapêutica anticoagulante oral e a intervenção farmacêutica

Oliveira, Cláudia Sofia Godinho André da Graça

Tese de mestrado, Farmácia (Cuidados Farmacêuticos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2012 ; Os antagonistas da vitamina K são anticoagulantes orais com efectividade comprovada na prevenção e tratamento de episódios tromboembólicos, que constituem a terceira causa de morte por doença cardiovascular. Devido à variabilidade da dose-resposta, a terapêutica com estes fármacos requer monitorização da ...


Problem-based learning aplicado ao ensino de enfermagem : reflectindo sobre a e...

Martins, Cristina Araújo; Oliveira, Cláudia; Silva, Maria José; Vilaça, Simão

Problem-Based Learning (PBL) é uma metodologia de ensino que enfatiza uma aprendizagem activa centrada nos estudantes, desafiando-os a problematizar, pesquisar, reflectir, dar significado e compreender, à medida que desenvolvem abordagens para solucionar problemas específicos relevantes ao contexto da prática profissional. Estas são habilidades essenciais à Enfermagem, que exige integração de conhecimentos para...


Famílias de crianças com doença crónica : perceção de coesão familiar

Oliveira, Cláudia; Araújo, Beatriz; Rodrigues, Vitor

Este trabalho é o resultado de um estudo exploratório-descritivo que teve como principal objetivo conhecer a perceção de coesão familiar em famílias com crianças com doença crónica. Aplicamos a escala APGAR familiar de Smilkstein (Smilkstein, 1978; Smilkstein, Ashworth & Montano, 1982; Smilkstein, 1984) a 85 famílias residentes no distrito de Braga. Os dados foram analisados a partir do SPSS para Windows, versã...


Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(...

Araújo, Odete; Martins, Cristina Araújo; Braga, Maria de Fátima Dias; Macedo, Ana Paula; Oliveira, Cláudia; Rosário, Rafaela

Responsável pela regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, a supervisão baseada em pilares de visão da educação como espaço de transformação e na reflexividade profissional, determina o sucesso na aprendizagem dos estudantes. A finalidade da presente investigação centrou-se em conhecer as perspetivas e vivências de supervisão em contexto clínico dos estudantes ao longo do curso de licenciatura em enf...


Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de ...

Mendes, Maria Goreti Silva; Martins, Cristina Araújo; Oliveira, Cláudia; Silva, Maria José; Vilaça, Simão

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adoles...


A articulação escola de enfermagem e hospital na voz dos supervisores : o grupo...

Macedo, Ana Paula; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Oliveira, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete; Rosário, Rafaela

Esta comunicação procura pôr em evidência uma experiência, no âmbito do projeto “Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança”, que está a decorrer no presente ano letivo. O projeto emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico na ESE-UM, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objetivo desenvolver e ...


A aprendizagem baseada em problemas : uma experiência no ensino de enfermagem

Silva, Maria José; Oliveira, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Mendes, Goreti; Vilaça, Simão

Apresentação efetuada no seminário "A aprendizagem baseada em problemas : uma experiência no ensino de Enfermagem, Braga, 2012" ; Seminário de divulgação de uma experiencia no ensino de enfermagem a partir do uso de uma metodologia ativa PBL) que teve como finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do C1 e para a reforma de uma prática docente mais adaptada às necessidades atuais dos ...


Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto = St...

Casagrande, Delci Fátima Meneghetti; Oliveira, Cláudia Trindade; Malfatti, Célia de Fraga; Veit, Hugo Marcelo

As indústrias galvânicas utilizam, durante o seu processo produtivo, vários tipos de soluções químicas, além de água, que, após o seu ciclo de vida, devem ser descartadas. Entre esses insumos, está o cianeto cúprico, que é tóxico ao ser humano e ao meio ambiente e que está presente em vários tipos de revestimentos nos quais uma camada de cobre é necessária. Esse estudo tem a fi nalidade de comparar revestimento...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

68 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso









Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia