Detalhes do Documento

Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação d...

Autor(es): Leite, Laurinda cv logo 1 ; Dourado, Luís Gonzaga Pereira cv logo 2 ; Morgado, Sofia cv logo 3 ; Vilaça, Teresa cv logo 4 ; Vasconcelos, Clara cv logo 5 ; Pedrosa, Maria Arminda cv logo 6 ; Afonso, Ana Sofia cv logo 7

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19913

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Questionamento; Manuais escolares; Grelha de análise; Aprendizagem baseada na resolução de problemas; Questioning; School textbooks; Checklist; Problem-based learning


Descrição
Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área. Questions require a thoughtful answer and can play diverse educational roles, such as stimulating the learning of new knowledge, as is the case in Problem-Based Learning (PBL) contexts. In this context, the student is placed at the center of the teaching and learning processes and plays an active role in the learning of new knowledge. Bearing in mind the influence that textbooks exert on teaching practices, it is worthwhile questioning to which extent questions included in school science textbooks promote a PBL oriented teaching approach. This paper describes the development and validation of a checklist for analyzing the questions included in science textbooks. After introducing the checklist, an example of its application to a science unit assigned to two junior high school science courses (8th grade) is given, approaching the two disciplines in the area.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia