Encontrados 24 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Opiniões de alunos acerca da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas : u...

Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Leite, Laurinda; Morgado, Sofia; Pinto, Esmeralda; Silva, Margarida

Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" ; O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (EOABRP) requer que o aluno assuma a responsabilidade pela construção dos seus conhecimentos a partir da resolução dos problemas. As mudanças substanciais no papel desempenhado pelo aluno, ...


Proposta de uma tipologia de cenários usados na Aprendizagem Baseada na Resoluç...

Carvalho, Carla Joana; Dourado, Luís Gonzaga Pereira

Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" ; Um dos desafios que a sociedade atual coloca aos jovens cidadãos é que estes sejam capazes de interpretar situações ambíguas, novas e/ou conflituosas, apresentando soluções viáveis e criativas. Para tal, é fundamental que os alunos desenvolvam na Escola as suas ...


Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em contextos online

Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Carvalho, Carla Joana; Leibovitz, Luísa Jesus

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) implica uma organização do trabalho que apela ao trabalho colaborativo dos alunos durante o qual estes procuram encontrar respostas para os problemas que têm de resolver. Partilham e discutem ideias e desenvolvem assim, capacidades de argumentação e de contra-argumentação. Estas atividades decorrem tanto no âmbito de pequenos grupos como no âmbito do grupo...


Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na ...

Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Braga, 2013; Leite, Laurinda, org.

O Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem das Ciências Baseada na Resolução de Problemas é a primeira reunião científica, de dimensão nacional, centrada numa abordagem didática que, em inglês, é conhecida por Problem-Based Learning (PBL) e que teve origem nas Ciências da Saúde, nos anos 60 do século passado. A ideia-chave desta abordagem é que o aluno aprende conhecimentos novos e desenvolve...


Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação d...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa; Vasconcelos, Clara; Pedrosa, Maria Arminda; Afonso, Ana Sofia

Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...


Sustainability on earth WebQuests as problem-solving activities : can physical ...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia

WebQuests are problem-solving activities that are supposed to be addressed by dealing with information that is available mainly on the internet. WebQuests integrate problem-solving challenges with ICT students‘ motivating power and they may be more useful learning tools than the usual free internet-based Problem-Based Learning settings. However, the educational value of WebQuests depends heavily on the type of ...


O ensino de transformação de matéria e de energia através da Aprendizagem Basea...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Fernandes, Célia; Silva, Eleutério


As WebQuests e a aprendizagem baseada na resolução de problemas : um estudo cen...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Gomes, Ana

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) invadiram o dia-a-dia dos cidadãos do século XXI e tornaram-se um recurso educativo acessível aos alunos na maior parte das escolas. Aprender a usar as TIC para procurar informação e resolver problemas é essencial para qualquer cidadão que pretenda manter-se atualizado e continuar a aprender autonomamente ao longo da vida. As WebQuests são atividades de resolução...


Questions in science textbooks : do they prompt students' inquiry and problem-b...

Vasconcelos, Clara; Torres, Joana; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Leite, Laurinda

Problem-based learning (PBL) is an inquiry-based learning approach that fosters the development of students’ autonomy as learners, and enables them to develop life-long learning competences. Problems and their underlying questions are building blocks of PBL approaches. Thus, questioning in science classes and textbooks can foster the development of students’ inquiry and problem-solving competences. As teachers’...


Concepções de estudantes do ensino básico sobre chuva e chuva ácida : um estudo...

Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Leite, Laurinda; Vilhena, Jerusa; Freia, Alice; Almeida, Sara; Soares, Filipa


24 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia