Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" ; O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (EOABRP) requer que o aluno assuma a responsabilidade pela construção dos seus conhecimentos a partir da resolução dos problemas. As mudanças substanciais no papel desempenhado pelo aluno, ...
O Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem das Ciências Baseada na Resolução de Problemas é a primeira reunião científica, de dimensão nacional, centrada numa abordagem didática que, em inglês, é conhecida por Problem-Based Learning (PBL) e que teve origem nas Ciências da Saúde, nos anos 60 do século passado. A ideia-chave desta abordagem é que o aluno aprende conhecimentos novos e desenvolve...
É consensual entre os especialistas na Educação em Ciências que os cidadãos cientificamente literatos precisam ser capazes de resolver problemas e fazer questões sobre as várias dimensões do seu próprio ambiente a fim de resolver problemas relacionados com a sua saúde e ambiente, entre outros. Dado o importante papel desempenhado pelos Manuais Escolares na Educação em Ciências, e pela importância emergente do u...
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) ; A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) consiste em aprender novos conhecimentos resolvendo problemas. O ensino orientado para a ABRP, que teve início na área das ciências da saúde, alcançou a educação em ciências mas exige uma mudança radical nos papéis dos intervenientes...
Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...
WebQuests are problem-solving activities that are supposed to be addressed by dealing with information that is available mainly on the internet. WebQuests integrate problem-solving challenges with ICT students‘ motivating power and they may be more useful learning tools than the usual free internet-based Problem-Based Learning settings. However, the educational value of WebQuests depends heavily on the type of ...
O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma abordagem didática que exige uma mudança radical no papel do professor, designadamente de Ciências. A sua implementação requer formação formal, ao nível da formação inicial e/ou contínua de professores. Neste trabalho apresenta-se efeitos de uma ação de formação de professores de Ciências e de Geografia com vista à implementaç...
XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC) é o maior evento científico nacional dedicado às questões do ensino, da aprendizagem e da formação de professores de Ciências. Inicialmente centrado nos níveis de escolaridade mais baixos, foi alargando o seu alcance a outros níveis de ensino, abrangendo já o ensino superior. Por outro lado, a reputação alcançada pelo ENEC a nível nacional fez com que cativas...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |