Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Opiniões de alunos acerca da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas : u...

Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Leite, Laurinda; Morgado, Sofia; Pinto, Esmeralda; Silva, Margarida

Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" ; O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (EOABRP) requer que o aluno assuma a responsabilidade pela construção dos seus conhecimentos a partir da resolução dos problemas. As mudanças substanciais no papel desempenhado pelo aluno, ...


Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na ...

Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Braga, 2013; Leite, Laurinda, org.

O Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem das Ciências Baseada na Resolução de Problemas é a primeira reunião científica, de dimensão nacional, centrada numa abordagem didática que, em inglês, é conhecida por Problem-Based Learning (PBL) e que teve origem nas Ciências da Saúde, nos anos 60 do século passado. A ideia-chave desta abordagem é que o aluno aprende conhecimentos novos e desenvolve...


Aprendizagem baseada na resolução de problemas e materiais didáticos

Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa

É consensual entre os especialistas na Educação em Ciências que os cidadãos cientificamente literatos precisam ser capazes de resolver problemas e fazer questões sobre as várias dimensões do seu próprio ambiente a fim de resolver problemas relacionados com a sua saúde e ambiente, entre outros. Dado o importante papel desempenhado pelos Manuais Escolares na Educação em Ciências, e pela importância emergente do u...


Aprendizagem baseada na resolução de problemas : um estudo centrado na formação...

Morgado, Sofia

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) ; A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) consiste em aprender novos conhecimentos resolvendo problemas. O ensino orientado para a ABRP, que teve início na área das ciências da saúde, alcançou a educação em ciências mas exige uma mudança radical nos papéis dos intervenientes...


Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação d...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa; Vasconcelos, Clara; Pedrosa, Maria Arminda; Afonso, Ana Sofia

Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...


Sustainability on earth WebQuests as problem-solving activities : can physical ...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia

WebQuests are problem-solving activities that are supposed to be addressed by dealing with information that is available mainly on the internet. WebQuests integrate problem-solving challenges with ICT students‘ motivating power and they may be more useful learning tools than the usual free internet-based Problem-Based Learning settings. However, the educational value of WebQuests depends heavily on the type of ...


O ensino de transformação de matéria e de energia através da Aprendizagem Basea...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Fernandes, Célia; Silva, Eleutério


Aprendizagem baseada na resolução de problemas : efeitos de uma ação de formaçã...

Morgado, Sofia; Leite, Laurinda

O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma abordagem didática que exige uma mudança radical no papel do professor, designadamente de Ciências. A sua implementação requer formação formal, ao nível da formação inicial e/ou contínua de professores. Neste trabalho apresenta-se efeitos de uma ação de formação de professores de Ciências e de Geografia com vista à implementaç...



Actas XIV encontro nacional de educação em ciências : educação em ciências para...

Leite, Laurinda; Afonso, Ana Sofia; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Vilaça, Teresa; Morgado, Sofia; Almeida, Sara

XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC) é o maior evento científico nacional dedicado às questões do ensino, da aprendizagem e da formação de professores de Ciências. Inicialmente centrado nos níveis de escolaridade mais baixos, foi alargando o seu alcance a outros níveis de ensino, abrangendo já o ensino superior. Por outro lado, a reputação alcançada pelo ENEC a nível nacional fez com que cativas...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia