Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Effects of flower position on the sexual specialization within inflorescences

Afonso, Ana Sofia dos Santos

Em muitas espécies de plantas com flor, as funções sexuais são segregados em flores diferentes dentro da mesma inflorescência. Além disso, esta especialização das flores, em inflorescências, nas funções masculinas e femininas frequentemente segue um padrão posicional. Por exemplo, dentro das inflorescências da família Asteraceae, ou seja, dentro do capítulo, um padrão de posição muito conservador é observado: a...


Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na ...

Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Braga, 2013; Leite, Laurinda, org.

O Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem das Ciências Baseada na Resolução de Problemas é a primeira reunião científica, de dimensão nacional, centrada numa abordagem didática que, em inglês, é conhecida por Problem-Based Learning (PBL) e que teve origem nas Ciências da Saúde, nos anos 60 do século passado. A ideia-chave desta abordagem é que o aluno aprende conhecimentos novos e desenvolve...


Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação d...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa; Vasconcelos, Clara; Pedrosa, Maria Arminda; Afonso, Ana Sofia

Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...


Actas XIV encontro nacional de educação em ciências : educação em ciências para...

Leite, Laurinda; Afonso, Ana Sofia; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Vilaça, Teresa; Morgado, Sofia; Almeida, Sara

XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC) é o maior evento científico nacional dedicado às questões do ensino, da aprendizagem e da formação de professores de Ciências. Inicialmente centrado nos níveis de escolaridade mais baixos, foi alargando o seu alcance a outros níveis de ensino, abrangendo já o ensino superior. Por outro lado, a reputação alcançada pelo ENEC a nível nacional fez com que cativas...


Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teac...

Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Vilaça, Teresa; Ferreira, Fernando Ilídio; Alves, Palmira; Viana, Isabel Carvalho; Barca, Isabel


Forms of reasoning used by prospective Physical Sciences teachers when explaini...

Leite, Laurinda; Afonso, Ana Sofia

The co-ordination between theory and evidence is an outstanding characteristic of scien¬tific thinking. Research indicates that students often have difficulty in explaining natural phenomena because they use their own theories to explain phenomena or they are unable to build a bridge between theory and evidence. Science teachers must teach students to collect and select evidence and to use theory to explain it....



Prospective physical sciences teachers’ use of laboratory activities : an analy...

Leite, Laurinda; Afonso, Ana Sofia

Prospective teachers entering Science Teaching Methods Courses already bring ideas about how to teach Physical Sciences as well as how to use several teaching resources, namely the teaching laboratory. Research has shown that prospective teachers consider the teaching laboratory of great importance for science teaching and learning but they would be unable to use it properly. The Science Teaching Methods Course...




14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia