Em muitas espécies de plantas com flor, as funções sexuais são segregados em flores diferentes dentro da mesma inflorescência. Além disso, esta especialização das flores, em inflorescências, nas funções masculinas e femininas frequentemente segue um padrão posicional. Por exemplo, dentro das inflorescências da família Asteraceae, ou seja, dentro do capítulo, um padrão de posição muito conservador é observado: a...
O Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem das Ciências Baseada na Resolução de Problemas é a primeira reunião científica, de dimensão nacional, centrada numa abordagem didática que, em inglês, é conhecida por Problem-Based Learning (PBL) e que teve origem nas Ciências da Saúde, nos anos 60 do século passado. A ideia-chave desta abordagem é que o aluno aprende conhecimentos novos e desenvolve...
Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...
XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC) é o maior evento científico nacional dedicado às questões do ensino, da aprendizagem e da formação de professores de Ciências. Inicialmente centrado nos níveis de escolaridade mais baixos, foi alargando o seu alcance a outros níveis de ensino, abrangendo já o ensino superior. Por outro lado, a reputação alcançada pelo ENEC a nível nacional fez com que cativas...
The co-ordination between theory and evidence is an outstanding characteristic of scien¬tific thinking. Research indicates that students often have difficulty in explaining natural phenomena because they use their own theories to explain phenomena or they are unable to build a bridge between theory and evidence. Science teachers must teach students to collect and select evidence and to use theory to explain it....
Prospective teachers entering Science Teaching Methods Courses already bring ideas about how to teach Physical Sciences as well as how to use several teaching resources, namely the teaching laboratory. Research has shown that prospective teachers consider the teaching laboratory of great importance for science teaching and learning but they would be unable to use it properly. The Science Teaching Methods Course...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||