Author(s):
Martins, Cristina Araújo
; Araújo, Odete
; Macedo, Ana Paula
; Braga, Maria de Fátima Dias
; Rosário, Rafaela
; Oliveira, Cláudia
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/15221
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Trabalhos de grupo; Avaliação; Co-responsabilização
Description
A avaliação de trabalhos realizados em grupo torna-se difícil porque requer um conhecimento profundo dos processos de construção do conhecimento e metodologias de acompanhamento sistemático, podendo não traduzir o desempenho individual dos estudantes e gerar sentimentos de angústia e injustiça.
Pretendendo envolver os estudantes no processo avaliativo, compreender as suas reais expectativas e construir critérios de avaliação individual para trabalhos de grupo, realizou-se uma experiência pedagógica com 32 estudantes de Enfermagem, onde estes construíram critérios de auto e hetero-avaliação no grupo, avaliaram os trabalhos e o desempenho individual, e realizaram registos reflexivos acerca da experiência.
Foi possível problematizar a avaliação enquanto processo individual versus grupal, motivar a participação na avaliação e elevar a qualidade dos trabalhos produzidos, estabelecendo-se um clima de confiança e anulando-se o pendor ameaçador do acto avaliativo. Face aos resultados obtidos, entende-se que a co-responsabilização na avaliação dos trabalhos de grupo deve manter-se, numa linha de continuidade e melhoria.