Detalhes do Documento

O (difícil) caso do trabalho de grupo

Autor(es): Martins, Cristina Araújo cv logo 1 ; Araújo, Odete cv logo 2 ; Macedo, Ana Paula cv logo 3 ; Braga, Maria de Fátima Dias cv logo 4 ; Rosário, Rafaela cv logo 5 ; Oliveira, Cláudia cv logo 6

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15221

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Trabalhos de grupo; Avaliação; Co-responsabilização


Descrição
A avaliação de trabalhos realizados em grupo torna-se difícil porque requer um conhecimento profundo dos processos de construção do conhecimento e metodologias de acompanhamento sistemático, podendo não traduzir o desempenho individual dos estudantes e gerar sentimentos de angústia e injustiça. Pretendendo envolver os estudantes no processo avaliativo, compreender as suas reais expectativas e construir critérios de avaliação individual para trabalhos de grupo, realizou-se uma experiência pedagógica com 32 estudantes de Enfermagem, onde estes construíram critérios de auto e hetero-avaliação no grupo, avaliaram os trabalhos e o desempenho individual, e realizaram registos reflexivos acerca da experiência. Foi possível problematizar a avaliação enquanto processo individual versus grupal, motivar a participação na avaliação e elevar a qualidade dos trabalhos produzidos, estabelecendo-se um clima de confiança e anulando-se o pendor ameaçador do acto avaliativo. Face aos resultados obtidos, entende-se que a co-responsabilização na avaliação dos trabalhos de grupo deve manter-se, numa linha de continuidade e melhoria.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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