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Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade : estudo com ...

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Gonçalves, Albertino, 1959- cv logo 2 ; Salgueira, Ana Paula cv logo 3 ; Soares, Ana Paula cv logo 4 ; Machado, Carolina cv logo 5 ; Fernandes, Eugénia M. cv logo 6 ; Machado, José Cunha cv logo 7 ; Vasconcelos, Rosa cv logo 8

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12108

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino Superior; Expectativas académicas; Adaptação à universidade; Sucesso Académico; Higher education; Academic expectations; College adaption; Academic success


Descrição
Este artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da instituição. Os resultados sugerem que os alunos, no momento em que se inscrevem na Universidade, apresentam expectativas de envolvimento muito elevadas, nas cinco dimensões do QEA. Mesmo assim, forma encontradas algumas diferenças relacionadas com variáveis demográficas e escolares dos alunos. Os alunos mais novos, do sexo feminino e deslocados da família tendem a apresentar expectativas mais elevadas de investimento académico. Também algumas diferenças de expectativas foram encontradas, quando se considera o percurso escolar anterior e o tipo de curso frequentado na Universidade. This paper analyses the academic Involvement expectations of 1768 students who, in September 2002, enrolled into the various courses in Universidade do Minho (Portugal). We used the Academic Involvement Questionnaire — Expectations version (QEA — Soares & Almeida, 2000), which evaluates five involvement dimensions: investment in course, institution, career, interpersonal relationships and college resources utilization. The results suggest that, at the beginning of their first year, students present very high expectations in those five dimensions. Nevertheless, some differences were found, when taking into consideration student's gender, age and being, or not dislocated from home. We also found some differences according to the student's school background, as well as according to the type of course attended in the University.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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