Encontrados 24 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Impacto do exercício da psicoterapia nos psicoterapeutas

Fernandes, Eugénia M.; Maia, Ângela

Neste artigo, as autoras debatem os custos e benefícios do exercício da psicoterapia no próprio psicoterapeuta. Começam por assumir os benefícios da psicoterapia para o cliente, fundamentando o impacto positivo que falar sobre experiências emocionalmente difíceis ou potencialmente traumáticas pode ter no seu crescimento e mudança. Por outro lado, não esquecendo o carácter relacional da psicoterapia, as autoras ...


Quem desenterra as histórias sepultadas no cemitério da memória talvez não as t...

Sendas, Sandra; Maia, Ângela; Fernandes, Eugénia M.

A participação na guerra colonial, há mais de 30 anos envolveu a vivência, por parte dos seus ex-combatentes de vários tipos de experiências, algumas das quais bastante difíceis. O nosso estudo pretende explorar e compreender a natureza e diversidade dos significados construídos pelos ex-combatentes para as suas experiências de participação na guerra colonial portuguesa. Para a prossecução dos objectivos deste ...


Estudantes com deficiência na universidade : questões em torno da sua adaptação...

Fernandes, Eugénia M.; Almeida, Leandro S.

Descrevem-se algumas dificuldades particulares na transição e adaptação académica dos alunos com deficiência ao ensino superior, e a necessidade de um maior envolvimento por parte das instituições com as necessidades específicas destes alunos ao nível do seu sucesso escolar e do seu desenvolvimento psicossocial. A escassez de estudos na área em Portugal, justificou a consulta da literatura internacional neste d...


Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self : mudanças durante o ...

Fernandes, Eugénia M.; Feixas, Guillem

O objectivo deste estudo foi comparar os indicadores de sintomatologia psicológica, competências de resolução de problemas e de construção pessoal, quando avaliados no início e no final do primeiro ano da Universidade. Analisámos também os preditores quer de sintomatologia psicológica, quer de competências de resolução de problemas avaliadas no final do ano lectivo. Vinte e oito estudantes do primeiro ano da Un...


Inclusive university education viewed by the non disabled students

Fernandes, Eugénia M.; Almeida, Leandro S.; Mourão, Joana

In this paper we present a study that tried to understand how university students without disability evaluate the impact of disability on academic life. This study is part of a major research project: Integration processes and academic success of university students with disability, which is supported by the Portuguese Science and Technology Foundation. The purpose was to understand what they thought would have...


Estudantes com deficiência no ensino superior : percepção dos factores facilita...

Rodrigues, Sandra Estevão; Fernandes, Eugénia M.; Mourão, Joana; Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula; Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques


Por baixo das pústulas da guerra : reflexões sobre um estudo com ex-combatentes...

Maia, Ângela; McIntyre, Teresa; Pereira, M. Graça; Fernandes, Eugénia M.

Este trabalho procura reflectir sobre a pertinência de realizar investigação sobre aqueles que, no âmbito das suas funções ao serviço da instituição militar, são vítimas de situações de stress extremo que, em alguns casos, cumprem os critérios para serem designados como acontecimentos traumáticos. Pretende-se também apontar alguns dos desafios que se colocam aos investigadores que procuram fazer uma caracteriz...



A experiência de deixar de ver : aspectos a considerar na avaliação e intervenç...

Rodrigues, Sandra Estevão; Fernandes, Eugénia M.; Maia, Ângela

Apresenta-se um estudo realizado com recurso a uma metodologia qualitativa, a Grounded Theory, junto de sujeitos que experienciaram a perda da visão. Através dele, foi possível encontrar um conjunto de aspectos que marcam o processo individual de perda, as implicações que daí decorrem, as formas como cada sujeito lida com a experiência e as condições que as medeiam. Foi ainda possível compreender a vivência de ...


A construção e desenvolvimento da carreira no ensino superior : o uso de invent...

Silva, Ana Daniela; Taveira, Maria do Céu; Fernandes, Eugénia M.

Apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo que pretende avaliar os processos de construção e desenvolvimento de carreira em estudantes do Ensino Superior. A amostra, representativa dos alunos finalistas da Universidade do Minho, é constituída por 118 estudantes [52,5%, 62 raparigas, com idades entre 21 e 44 anos (Midade=23,38; DPidade = 4,028), a frequentar, pela primeira vez, o último ano de licenc...


24 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia