Sendo este um relatório intercalar, elaborado no momento em que se aproxima o fi nal do primeiro semestre, o seu objetivo não pode por isso ser o de apresentar uma avaliação dos impactos do evento. Assim, o objetivo deste relatório é o de contribuir, através da informação que tem vindo ser coligida pela equipa técnica, com a colaboração da Fundação Cidade de Guimarães, para uma refl exão sobre a forma como a Gu...
No âmbito de um projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian sobre a integração e o sucesso académicos dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior, recolheu-se informação junto de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, procederam à sua inscrição nalgum dos 47 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Nesta comunicação centrar-nos-emos, apenas, na análise das relações entre as expectativas de envo...
Abrangendo a generalidade dos alunos que em 2002/03 se inscreveram na Universidade do Minho (1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso), este estudo analisa o impacto de algumas variáveis demográficas e sócio-culturais dos estudantes em vários dos seus comportamentos e decisões relativos à escolha do curso/universidade. Verificando-se uma progressiva democratização no acesso ao ensino superior, bem como uma maior ...
Este artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da ...
Universal, o imaginário grotesco anima os subterrâneos, os interstícios e as margens de todas as sociedades humanas. Neste artigo, relevamos alguns dos seus traços genéricos mais marcantes, a começar pelo papel específico do corpo. Na passada, sondamos diversas manifestações do grotesco na vida contemporânea, principalmente ao nível da linguagem, da comunicação, das artes e dos rituais da vida quotidiana. ; Th...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |