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Ansiedade face aos testes e auto-regulação da aprendizagem : variáveis emociona...

Author(s): Rosário, Pedro cv logo 1 ; Soares, Serafim cv logo 2 ; Núñez Perez, José Carlos cv logo 3 ; González-Pienda, Júlio A. cv logo 4 ; Simões, Fátima cv logo 5

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11861

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Ansiedade face aos testes; Tensão; Pensamentos em competição; auto-eficácia; Metas escolares; Auto-regulação da aprendizagem; Rendimento escolar; Test anxiety; Tension; Self-efficacy; Learning goals; Self-regulated learning; Achievement


Description
A ansiedade face aos testes constitui um motivo de preocupação crescente para todos os intervenientes no processo educativo. Este estudo pretende averiguar as relações existentes entre a ansiedade face aos testes e o processo de auto-regulação da aprendizagem dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Analisamos também a relação entre o comportamento ansiogénico e as percepções de auto-eficácia nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A amostra tomada é de 859 alunos. De acordo com os resultados obtidos, a Ansiedade face aos testes correlaciona-se positivamente com o processo de auto-regulação da aprendizagem. Por outro lado, os alunos com índices elevados de auto-eficácia apresentam um comportamento menos ansiogénico. Estes dados sugerem a importância dos alunos desenvolverem a mestria dos processos auto-regulatórios da aprendizagem, de forma a conviverem, saudavelmente, com a crescente exigência inerente à progressão no Ensino Básico. Por outro lado, evidenciam a necessidade dos educadores ajudarem os alunos no estabelecimento de objectivos concretos, realistas e avaliáveis, proporcionando, desta forma, experiências de sucesso que sustentem a vontade de aprender. Test anxiety is a growing concern to educators as a response to a competitive society. This paper analysis the relations between Test anxiety, self-regulated learning in elementary school and also self-efficacy in Mathematic and Portuguese. In this study participated 859 students from elementary school. Test anxiety correlates positively self-regulated learning and students with higher selfefficacy show a less ansiogenic behavior. Data suggest the importance of developing self-regulated processes in the classroom in order to cope with the academic higher exigency. Also highlight teachers educational role developing students desire to learn.
Document Type Article
Language Portuguese
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