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Olhares de género face à matemática : uma investigação no ensino obrigatório es...

Autor(es): González-Pienda, Júlio A. cv logo 1 ; Núñez Perez, José Carlos cv logo 2 ; Solano Pizarro, Paula cv logo 3 ; Silva, Elza cv logo 4 ; Rosário, Pedro cv logo 5 ; Mourão, Rosa cv logo 6 ; Valle, Antonio cv logo 7

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11851

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Atitude face à matemática; Género; Sucesso escolar; Attitudes towards mathematics; Gender; School achievement


Descrição
O interesse pelo estudo das atitudes e o seu papel determinante na aprendizagem da matemática tem sido objecto de investigação há mais de 50 anos. Não obstante, actualmente, a investigação ainda se centra sobre as diferenças das atitudes das mulheres e dos homens, bem como sobre as causas de tais diferenças. No geral, os estudos realizados concluíram que, face à aprendizagem da matemática, as mulheres se percepcionam como menos competentes que os homens, embora estes estudos não sejam conclusivos. Outro dos dados emergentes sugere que, à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória, a atitude face à matemática vai sendo mais negativa. O presente trabalho aporta mais alguns dados sobre as diferenças nas atitudes face à matemática em função do género e do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol. Looking at Mathematics through gender: a study in Spanish compulsory education. Studying attitudes and their important role in learning Mathematics has been one of the concerns of research over the last fifty years. Nowadays research still deals with attitudes, but a new focus of interest comes to light: studying the differences between male and female attitudes and the reasons for that. Some existing studies state that females perceive themselves as less competent than males do in learning Mathematics but those studies are still not conclusive. Data also suggest that over school years students’ attitudes grow more and more negative. The present study highlights the differences in attitudes towards Mathematics according to gender and school year in the Spanish educational context.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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