Detalhes do Documento

Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de ma...

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1 ; Branco, Neusa cv logo 2 ; Quaresma, Marisa cv logo 3 ; Velez, Isabel cv logo 4 ; Mata-Pereira, Joana cv logo 5

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7069

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Prática profissional; Ensino da Matemática; Tarefas; Comunicação; Currículo


Descrição
Este texto discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens, a cognitiva e a sociocultural e, de seguida, procura delimitar o conceito de prática profissional do professor de Matemática, com especial atenção para as práticas letivas. Percorrendo diversos estudos internacionais, alguns dos quais particularmente marcantes, identifica dois elementos-chave destas práticas – as tarefas e a comunicação na sala de aula. Finalmente, o texto apresenta elementos de um modelo para o estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática, que combina as duas abordagens indicadas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia