Encontrados 17 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Analysis of Teaching and Learning Situations in Algebra in Prospective Teacher ...

Branco, Neusa; Instituto Politécnico de Santarém & Universidade de Lisboa; Ponte, João Pedro da; Universidade de Lisboa

This paper presents a teacher education experiment that was conducted in an algebra course based on an exploratory approach and articulating content and pedagogy. We investigate the contribution of analysing teaching and learning situations, namely student answers and episodes of classroom work, in developing the mathematical and teaching knowledge of prospective primary school teachers. We use a design re...

Data: 2014   |   Origem: Sisyphus - Journal of Education

O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores no...

Branco, Neusa Cristina Vicente, 1979-

Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 ; Este estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e do conhecimento da didática da Álgebra nos primeiros anos de escolaridade e analisar o desenvolvimento da sua identidade profissional, no âmbito de uma experiência de formação em Á...


O programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º cicl...

Colaço, Susana; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Este artigo pretende fazer um relato do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores dos 1.º e 2.º CEB, implementado pela Escola Superior de Educação de Santarém no distrito de Santarém, entre os anos 2005/2006 e 2008/2009. Será apresentado, além das finalidades e objectivos deste programa, o modo como o PFCM foi operacionalizado focando o trabalho desenvolvido, quer pela equipa de formad...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em mate...

Ramos, Cecília; Agrupamento de Escolas de Marinhas do Sal; Branco, Neusa; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

A Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação de...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial - Desafios no ensino e na aprendizagem da matemática

Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O presente número da revista Interacções, com o tema “Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática”, tem como finalidade proporcionar uma reflexão aprofundada, através de um conjunto de textos que apresentam e trazem a debate análises de dados empíricos, e respetivos quadros de referência teóricos, no âmbito de projetos de investigação recentes ou em curso. Nos diversos trabalhos que agora se apresentam, ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A representação de relações e a generalização na exploração de tarefas de um po...

Branco, Neusa; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

A formação inicial de futuros professores dos primeiros anos do ensino básico e de educadores de infância procura proporcionar um conhecimento matemático sólido, que constitua um suporte para o modo como desenvolvem, mais tarde, a sua atividade profissional. A Álgebra tem uma maior visibilidade nas atuais orientações curriculares para o ensino básico. Salienta-se a importância do trabalho a desenvolver com os a...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Práticas profissionais dos professores de Matemática

Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa

Este artigo discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens desta noção, a cognitivista e a sociocultural, com especial atenção para as práticas profissionais dos professores, e identifica dois elementos-chave destas práticas: as tarefas e o discurso na sala de aula. De seguida, debruça-se sobre duas práticas no processo de ensino-a...


Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de ma...

Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana

Este texto discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens, a cognitiva e a sociocultural e, de seguida, procura delimitar o conceito de prática profissional do professor de Matemática, com especial atenção para as práticas letivas. Percorrendo diversos estudos internacionais, alguns dos quais particularmente marcantes, identifica d...


Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher ed...

Branco, Neusa; Ponte, João Pedro da

This study analyzes the contribution of a teaching experiment for the development of prospective primary teachers regarding knowledge of algebra and of algebra teaching as well as their professional identity. The case study of a prospective teachersuggests that an exploratory approach combining content and pedagogy supports this development, especially in the need to propose challenging tasks, to provide opport...


A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiênci...

Branco, Neusa; Ponte, João Pedro da

Esta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes sã...


17 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento






Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia