Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

O papel do contexto nas tarefas matemáticas

Ponte, João Pedro da; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Neste artigo, tendo por base a noção de modelo matemático, analisamos o papel do contexto nas tarefas matemáticas. Entendemos como contexto o universo experiencial associado a cada tarefa, que pode remeter para um campo da vida quotidiana em que o aluno tem maior ou menor experiência pessoal, ou remeter para o universo matemático. Começamos por apresentar diferentes abordagens sobre o papel do contexto nas tare...

Data: 2013   |   Origem: Interacções

Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: o caso de Leonor

Quaresma, Marisa; Escola Básica José Saramago, Poceirão, Palmela; Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Este artigo tem como objectivo perceber de que modo o trabalho numa unidade de ensino com uma abordagem de cunho exploratório, em consonância com o novo programa de Matemática, que valoriza as diferentes representações de número racional, nos diferentes significados, pode contribuir para a compreensão, em alunos do 5.º ano, dos números racionais e das noções de ordenação e comparação. Segue uma abordagem qualit...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Práticas profissionais dos professores de Matemática

Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa

Este artigo discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens desta noção, a cognitivista e a sociocultural, com especial atenção para as práticas profissionais dos professores, e identifica dois elementos-chave destas práticas: as tarefas e o discurso na sala de aula. De seguida, debruça-se sobre duas práticas no processo de ensino-a...


Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: O caso de Leonor

Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da

Este artigo tem como objectivo perceber de que modo o trabalho numa unidade de ensino com uma abordagem de cunho exploratório, em consonância com o novo programa de Matemática, que valoriza as diferentes representações de número racional, nos diferentes significados, pode contribuir para a compreensão, em alunos do 5.º ano, dos números racionais e das noções de ordenação e comparação. Segue uma abordagem qualit...


Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de ma...

Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana

Este texto discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens, a cognitiva e a sociocultural e, de seguida, procura delimitar o conceito de prática profissional do professor de Matemática, com especial atenção para as práticas letivas. Percorrendo diversos estudos internacionais, alguns dos quais particularmente marcantes, identifica d...


As tarefas e a comunicação numa abordagem exploratória no ensino dos números ra...

Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da

Este texto descreve e analisa as práticas letivas usadas em duas aulas de uma unidade de ensino de cunho exploratório que pretendia levar os alunos a desenvolver a sua compreensão da noção de número racional e da sua comparação e ordenação e a sua capacidade de resolução de problemas com racionais, dando especial atenção à natureza das tarefas e da comunicação. A metodologia é qualitativa e interpretativa, com ...


Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números...

Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa

Este artigo apresenta a preparação e concretização de uma unidade de ensino para o 5.º ano sobre a noção e representação de número racional, a comparação e ordenação de números racionais e equivalência de fracções que tem por base uma abordagem com representações múltiplas, de cunho exploratório, em conformidade com as actuais orientações curriculares. O modo como decorreu a unidade e o balanço das aprendizagen...


Ordenação e comparação de números racionais em diferentes representações : uma ...

Quaresma, Marisa Alexandra Ferreira, 1982-

Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 ; Esta investigação tem como objectivo perceber de que modo o trabalho com as diferentes representações de número racional, nos seus diferentes significados, pode contribuir para a compreensão da noção de número racional e dos conceitos de ordenação e comparação de número racional e equivalência de fracçõe...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data





Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia