Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de ma...

Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Velez, Isabel; Mata-Pereira, Joana

Este texto discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens, a cognitiva e a sociocultural e, de seguida, procura delimitar o conceito de prática profissional do professor de Matemática, com especial atenção para as práticas letivas. Percorrendo diversos estudos internacionais, alguns dos quais particularmente marcantes, identifica d...


O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática p...

Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela

O lesson study é um processo de formação que leva os professores a refletirem sobre a aprendizagem dos alunos e também sobre as suas práticas contemplando três fases principais: preparação da aula, observação da aula e reflexão pós-aula. O seu objetivo é criar condições para uma maior compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos por parte dos professores e, em termos gerais, para o seu desenvolvimento p...


Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução d...

Velez, Isabel; Ponte, João Pedro da

A aprendizagem das representações matemáticas por parte dos alunos vem merecendo crescente atenção dos investigadores. Nesta comunicação, procuramos compreender as representações usadas pelos alunos de 3.º ano, o seu papel na resolução de problemas e o modo como as representações se relacionam com os raciocínios que realizam. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo na sala de aula, bem como...


Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico

Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida

Esta comunicação tem por base uma experiência de lesson study em Matemática, no 1.º ciclo, num agrupamento de escolas de tipologia híbrida do Projeto Mais Sucesso Escolar. O lesson study, que contempla a preparação e observação da aula e a reflexão pós-aula, baseia-se no trabalho colaborativo entre professores, favorecendo a reflexão sobre os processos de aprendizagem dos alunos e as suas dificuldades. Nesta co...


Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade

Ponte, João Pedro da; Velez, Isabel

Este artigo analisa o modo como dois alunos de 7 anos lidam com representações em 3 tarefas, uma sequência pictórica repetitiva e outra crescente e combinações de objetos. Os resultados mostram que os alunos compreendem os aspectos fundamentais do sistema de representação de uma sequência e são capazes de o usar para responder a questões sobre termos próximos. Conseguem também usar representações que lhes permi...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor









Data



Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia