Document details

Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de ma...

Author(s): Ponte, João Pedro da cv logo 1 ; Branco, Neusa cv logo 2 ; Quaresma, Marisa cv logo 3 ; Velez, Isabel cv logo 4 ; Mata-Pereira, Joana cv logo 5

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7069

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Prática profissional; Ensino da Matemática; Tarefas; Comunicação; Currículo


Description
Este texto discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens, a cognitiva e a sociocultural e, de seguida, procura delimitar o conceito de prática profissional do professor de Matemática, com especial atenção para as práticas letivas. Percorrendo diversos estudos internacionais, alguns dos quais particularmente marcantes, identifica dois elementos-chave destas práticas – as tarefas e a comunicação na sala de aula. Finalmente, o texto apresenta elementos de um modelo para o estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática, que combina as duas abordagens indicadas.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU