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Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e ...

Autor(es): Borralho, António cv logo 1 ; Fernandes, Domingos cv logo 2 ; Vale, Isabel cv logo 3 ; Gaspar, Andreia cv logo 4 ; Dias, Raquel Pepo cv logo 5

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6989

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Avaliação em Educação; Avaliação das Aprendizagens; Educação Matemática; Desenvolvimento Curricular; Avaliação para as Aprendizagens; Práticas de Ensino; Aprendizagem; Participação dos Alunos; Inovação Curricular; Avaliação de Programas; Práticas de Avaliação


Descrição
Pretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Realizou-se ao longo de cerca de dez meses (Março a Dezembro de 2010) por uma equipa de avaliação constituída por Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, António Borralho, da Universidade de Évora, Isabel Vale, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Andreia Gaspar, bolseira de investigação na Universidade de Lisboa e Raquel Pepo Dias, aluna do mestrado em Ciências da Educação (Avaliação Educacional) da Universidade de Évora. Colaboraram ainda no estudo Elsa Barbosa, professora do ensino secundário, Rosa Ferreira, da Universidade do Porto e Teresa Pimentel, da ESE de Viana do Castelo. O estudo foi organizado tendo em conta os seguintes objectivos principais: a) Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a leccionar no âmbito do processo de generalização; b) Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens no contexto das salas de aula; c) Avaliar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos constantes no PMEB e noutros materiais curriculares aplicáveis.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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