Este trabalho integra-se numa linha de pesquisa cujo propósito é produzir sínteses do que, no domínio da avaliação das aprendizagens, se vai realizando em Portugal. A relevância de sintetizar literatura, resulta da escassez de investigações que integrem os seus resultados para construir conhecimento. Assim, sintetizaram-se conteúdos de oito teses de doutoramento, concluídas entre 2001 e 2010 em universidades po...
Este estudo de avaliação foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, posteriormente designada por ESEnfC. Realizou-se ao longo de cerca de quinze meses por uma equipa de avaliação constituída por Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, António Borralho,...
Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. Cada capítulo corresponde à experiência profissionalizante adquirida nas diferentes componentes do estágio, nomeadamente na componente de Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Investigação. O primeiro capítulo do relatório relacionado com a vertente de Investigação pretende descrever o projeto desenvolvido na área da tecnologia farmacêutica e intitula...
Pretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Reali...
O estudo que agora se apresenta neste relatório foi organizado tendo em conta os seguintes objectivos principais: Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a leccionar no âmbito do processo de generalização. Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das...
Pretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Reali...
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 ; A avaliação das aprendizagens continua a ser um tema muito actual e é ainda alvo de inúmeros estudos. Este relatório descreve o estágio curricular, realizado na Agência Nacional para a Qualificação I.P, em que foi desenvolvido um estudo sobre a avaliação das aprendizagens nos Cu...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |