Este trabalho integra-se numa linha de pesquisa cujo propósito é produzir sínteses do que, no domínio da avaliação das aprendizagens, se vai realizando em Portugal. A relevância de sintetizar literatura, resulta da escassez de investigações que integrem os seus resultados para construir conhecimento. Assim, sintetizaram-se conteúdos de oito teses de doutoramento, concluídas entre 2001 e 2010 em universidades po...
Research has revealed extremely significant results as: a) systematic practices of formative assessment improve the students’ learning; b) students with more difficulties have great benefits of these practices (Black & William, 1998). These results are relevant if we attend to high levels of failure and dropout of higher education students in Portugal. The study of representations of teachers and students about...
It has been argued that most curricular practices in higher education settings are still strongly based upon the so-called telling paradigm rather than some sort of interactive or socializing way to foster better teaching and better learning. Besides, assessment practices are quite often oriented to grade students instead of being a means to engage them in deeper and more meaningful learning. At the same time, ...
Neste artigo discutiram-se quatro questões críticas da avaliação: a) avaliação formal e informal; b) a avaliação como (trans)disciplina; c) avaliação e qualidade; e d) avaliação e discernimento pragmático. A finalidade da discussão era contribuir para desenvolver práticas de avaliação que possam responder melhor aos desafios dos sistemas educacionais. A discussão pareceu mostrar que a avaliação a desenvolver no...
The aim of this paper is to present the new and innovative mathematics curriculum for elementary levels that is being implemented in the Portuguese basic education system (students from 1st to 9th grade) through an overview of an ongoing study of implementation/experimentation of this curriculum. A specific mechanism was implemented in the field to provide scientific and pedagogical support to the development of t...
Recently, a new Mathematics curriculum for basic education (Grades 1-9) has been introduced in the Portuguese educational system. This curriculum was designed to bring together some disperse curricular documents and to substitute the former one that was being used since the early 90s. But, above all, the new curriculum was aimed at providing a more sustained development of students’ mathematical learning based ...
Problemática: Caraterização de representações de professores e alunos relativamente ao ensino, à avaliação e às aprendizagens no contexto das unidades curriculares de um plano de estudos na área das Ciências da Saúde Metodologia: Esta investigação inseriu-se num estudo mais amplo em que se pretendia compreender as relações existentes entre conhecimentos, representações e experiências de professores, com as form...
Problemática: Caraterização de representações de professores e alunos relativamente ao ensino, à avaliação e às aprendizagens no contexto das unidades curriculares de um plano de estudos na área das Ciências da Saúde Metodologia: Esta investigação inseriu-se num estudo mais amplo em que se pretendia compreender as relações existentes entre conhecimentos, representações e experiências de professores, com as form...
O Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB), em vigor, foi homologado em dezembro de 2007 após um período de cerca de 18 meses de reajustamento do que estava em vigor desde o início dos anos 90 do passado século. Na sequência da homologação iniciou-se, em 2008/2009, um período de experimentação, envolvendo 40 turmas-piloto dos três ciclos do ensino básico (10 do 1.º ano, 10 do 3.º ano, 10 do 5.º ano e 10 d...
O chamado Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB) foi homologado em Dezembro de 2007 após um período de cerca de 18 meses de reajustamento do que estava em vigor desde o início dos anos 90 do passado século. Na sequência da homologação iniciou-se, em 2008/2009, um período de experimentação, envolvendo 40 turmas-piloto dos três ciclos do ensino básico (10 do 1.º ano, 10 do 3.º ano, 10 do 5.º ano e 1...
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