Detalhes do Documento

Atitudes face à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferen...

Autor(es): Abreu, Mari cv logo 1 ; Veiga, Feliciano cv logo 2 ; Antunes, Júlia cv logo 3 ; Ferreira, Antónia cv logo 4

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5269

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Atitudes face à escola; Atitudes face a si próprio; Autoconceito; Família


Descrição
Este estudo procurou saber até que ponto as atitudes dos alunos face à escola e a si próprios dependem dos contextos familiares e se relacionam entre si. O estudo incluiu uma amostra de 378 alunos do 4º e do 6º anos de escolaridade e de ambos os géneros. Os instrumentos utilizados foram a escala “Piers-Harris Self-Concept”, a escala de “Estilos Educativos Parentais” e um questionário de “Atitudes face à Escola”. A análise dos resultados permitiu observar relações significativas entre as referidas atitudes e a sua dependência dos contextos familiares dos alunos. Os resultados vão no sentido de investigações congéneres e destacam a ideia de que eventuais programas de activação do desenvolvimento educacional dos alunos deverão centrar-se na ampliação de fontes específicas de apoio, com o envolvimento dos pais, dos irmãos e também dos professores.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia