Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Uma Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profission...

Veiga, Feliciano; Gonçalves, Virgílio; Guedes, Luís; Antunes, Júlia; Caldeira, Maria; Ferreira, Antónia

Apresenta-se o processo de elaboração da “Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente”, ERA-CPD. Esta escala inclui dimensões do questionário CIDOCE, de Rego e outros (1999, 2003), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia —, a que foram acrescentados outros itens e, ainda, novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a normatividad...


Atitudes face à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferen...

Abreu, Mari; Veiga, Feliciano; Antunes, Júlia; Ferreira, Antónia

Este estudo procurou saber até que ponto as atitudes dos alunos face à escola e a si próprios dependem dos contextos familiares e se relacionam entre si. O estudo incluiu uma amostra de 378 alunos do 4º e do 6º anos de escolaridade e de ambos os géneros. Os instrumentos utilizados foram a escala “Piers-Harris Self-Concept”, a escala de “Estilos Educativos Parentais” e um questionário de “Atitudes face à Escola”...


Motivação escolar em função da família na adolescência

Veiga, Feliciano; Antunes, Júlia

Este estudo teve como objectivo a análise da relação entre a motivação para o trabalho escolar e variáveis ligadas ao contexto familiar dos jovens. As variáveis ligadas à família foram as seguintes: autoridade parental, percepção de apoio dos pais, habilitações escolares dos pais, autoconceito familiar, amizade dos irmãos, divórcio versus não divórcio dos pais, e ainda visualização televisiva de programas agres...


Aspectos motivacionais dos alunos e do ambiente da aula: Variáveis do contexto ...

Antunes, Júlia; Veiga, Feliciano

Estudaram-se as relações entre a motivação escolar dos alunos e o ambiente de aula. A amostra foi constituída por 365 alunos de ambos os sexos e de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos). Os instrumentos utilizados "Questionário de Motivação Escolar" e “Questionário de Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula” revelaram possuir qualidades psicométricas (fidelidade e validade). A análise dos resul...


Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profi...

Veiga, Feliciano; Fernandes, Luísa; Roque, Paula; Guerra, Teresa M.; Antunes, Júlia

Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; A falta de instrumentos que pudessem ser administrados a professores, para que se pronunciem quanto aos seus medos profissionais, conduziu à construção de um novo instrumento de avaliação. Apresentam-se as fases seguidas...


Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação

Veiga, Feliciano; Roque, Paula; Guerra, Teresa M.; Fernandes, Luísa; Antunes, Júlia

Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profission...


Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: elaboração e val...

Veiga, Feliciano; Guerra, Teresa M.; Fernandes, Luísa; Roque, Paula; Antunes, Júlia

Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; O presente estudo sistematiza os processos seguidos na construção da denominada Escala de Avaliação da Autonomia Profissional dos Professores (EAP). Os resultados obtidos nos 32 itens desta escala ...


Motivação escolar dos alunos: um estudo do Inventory of School Motivation

Veiga, Feliciano; Antunes, Júlia; Fernandes, Luisa; Guerra, Teresa; Roque, Paula

Reconhecendo a importância da motivação escolar dos alunos e a falta de instrumentos para a sua avaliação, realizou-se um estudo de adaptação do “Inventory of School Motivation"(ISM)”, elaborado por McInerney, Roche, McInerney e Marsh (1997). A amostra ficou constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. O instrumento resultante, revelou possuir a...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia