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Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: elaboração e val...

Autor(es): Veiga, Feliciano cv logo 1 ; Guerra, Teresa M. cv logo 2 ; Fernandes, Luísa cv logo 3 ; Roque, Paula cv logo 4 ; Antunes, Júlia cv logo 5

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4676

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Autonomia profissional,; Desenvolvimento profissional dos professores


Descrição
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. O presente estudo sistematiza os processos seguidos na construção da denominada Escala de Avaliação da Autonomia Profissional dos Professores (EAP). Os resultados obtidos nos 32 itens desta escala foram analisados quanto à fidelidade e à validade de construto e externa. Uma análise factorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de seis factores específicos, para além de um factor geral, relativos à multidimensionalidade do construto autonomia profissional dos professores. A variância explicada pelo conjunto dos seis factores atingiu 64.56% da variância total dos resultados. Os coeficientes de consistência interna mostraram-se muito elevados, para os diferentes factores e para variados grupos de pertença. Os índices de validade externa apresentaram-se muito satisfatórios. Os resultados mostraram-se de acordo com os posicionamentos teóricos existentes, quer acerca da autonomia profissional (Friedman, 1999) quer no âmbito da perspectiva psicométrica da avaliação psicológica. This study systematises the processes undertaken in the construction of the so-called Teachers’ Professional Autonomy Evaluation Scale (EAP). The results obtained in the 32 items of this scale were analysed regarding construct and external reliability and validity. Factorial analysis of the main components with varimax rotation revealed the presence of six specific factors, besides one general factor, concerning the multidimensionality of the construct teachers’ professional autonomy. The variance explained by the set of six factors reached 64.56% of the total variance of results. The internal consistency coefficients were very high, for the different factors and for different groups. The indexes of external validity were very satisfactory. Results were in accordance with the existing theoretical positions, regarding both professional autonomy (Friedman, 1999) and the psychometric perspective of psychological evaluation.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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