Este artigo baseia-se numa parte do estudo empírico realizado para a obtenção do grau de Mestre do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o título Autoconceito profissional dos professores, tendo a orientação do segundo autor. ; Atendendo à importância que o autoconceito profissional dos professores poderá ter para a ...
Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT e apresentado no XIV Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, sobre o tema “Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas”, realizado em 16, 17 e 18 de Fevereiro de 2006, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. ; Apresenta-se o estudo de adaptação para Portugal da escala de autoconceito ...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; A falta de instrumentos que pudessem ser administrados a professores, para que se pronunciem quanto aos seus medos profissionais, conduziu à construção de um novo instrumento de avaliação. Apresentam-se as fases seguidas...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profission...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; O presente estudo sistematiza os processos seguidos na construção da denominada Escala de Avaliação da Autonomia Profissional dos Professores (EAP). Os resultados obtidos nos 32 itens desta escala ...
Reconhecendo a importância da motivação escolar dos alunos e a falta de instrumentos para a sua avaliação, realizou-se um estudo de adaptação do “Inventory of School Motivation"(ISM)”, elaborado por McInerney, Roche, McInerney e Marsh (1997). A amostra ficou constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. O instrumento resultante, revelou possuir a...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |