Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta ; A in/disciplina escolar, nas suas múltiplas manifestações, integra o dia-a-dia de qualquer ator educativo e de qualquer estabelecimento de ensino. Pela sua transversalidade/universalidade e relevo social, pela complexidade e carga subjetiva inerentes, pela repercussão sobre todo o processo de ensino-aprendizagem e...
Tese de mestrado. Engenharia dos Materiais. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto
Trabalho realizado no ISQ, orientado pela Dr.ª Catarina Rodrigues e co orientado pela Drª Marina Almeida ; Tese de mestrado. Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2012
Alguns espaços, em especial os localizados na faixa de fronteira, vem apresentando mudanças significativas diante do processo de globalização. A integração promovida por esse movimento influi diretamente nas relações entre países que possuem limites adjacentes e cidades localizadas na fronteira, mais ainda quando são cidades-gêmeas. As cidades do Oiapoque e do Chuí, objeto desta pesquisa, são exemplos de cidade...
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações ; Este trabalho pretende abordar os significados de reforma na perspectiva da Teoria do Nível de Abstracção, com o objectivo de gerar uma tipologia dos significados de reforma e esclarecer a relação entre distância psicológica à reforma e construção dos significados de reforma, optimismo face à reforma, expectativa de problemas na reforma e visualização de refor...
O objectivo do presente trabalho é testar a hipótese de que considerar os países em desenvolvimento como reais exportadores de produtos de alta tecnologia pode ser apenas o resultado de um artefacto estatístico, através de um novo olhar sobre os dados. O presente trabalho visa complementar estudos realizados anteriormente através da análise dos dados mais recentes e comparáveis, de forma a captar uma perspectiv...
Este artigo baseia-se, em parte, no estudo empírico realizado para a obtenção do grau de Mestre do primeiro autor, cuja dissertação, foi apresentada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com orientação do segundo autor. ; O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações dos professores acerca dos seus medos profissionais. A amostra foi constituída por 2...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; A falta de instrumentos que pudessem ser administrados a professores, para que se pronunciem quanto aos seus medos profissionais, conduziu à construção de um novo instrumento de avaliação. Apresentam-se as fases seguidas...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profission...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; O presente estudo sistematiza os processos seguidos na construção da denominada Escala de Avaliação da Autonomia Profissional dos Professores (EAP). Os resultados obtidos nos 32 itens desta escala ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |