Autor(es):
Veiga, Feliciano
; Fernandes, Luísa
; Roque, Paula
; Guerra, Teresa M.
; Antunes, Júlia
Data: 2003
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4673
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Medos dos professores; Autoconceito; Ansiedade; Desenvolvimento profissional
Descrição
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de
Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. A falta de instrumentos que pudessem ser administrados a professores, para que se
pronunciem quanto aos seus medos profissionais, conduziu à construção de um novo
instrumento de avaliação. Apresentam-se as fases seguidas na construção de uma escala de
avaliação dos medos profissionais dos professores (EAMPP). Após a recolha e o estudo
piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão final da escala (EAMPP). A amostra foi
constituída por 208 professores do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, de ambos os sexos,
de várias zonas do país e com tempo de serviço diversificado. Procedeu-se ao estudo da
fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise factorial de componentes
principais com rotação varimax revelou a existência de sete dimensões dos medos
profissionais: medos associados à indisciplina e gestão dos alunos nas aulas, medos
associados à não satisfação da necessidade de reconhecimento enquanto professor, medos
associados à gestão da profissão pela tutela, medos associados à falta de competências de
ensino, medos derivados de obstáculos à realização profissional, medos associados à
aceitação de desafios na escola e medos associados a uma avaliação negativa de si próprio
vinda dos outros em contexto escolar. A variância total explicada por tais factores
apresentou-se bastante elevada (61.67%), bem como os coeficientes de consistência interna
(índices alpha), a variarem entre 0.80 e 0.97 para diferentes grupos. Os coeficientes de
validade concorrente foram também muito consistentes. Os resultados salientam as boas
qualidades da escala EAMPP, assim construída e disponibilizada para futuras investigações
com professores. The lack of instruments to apply to teachers so they may discuss their professional fears led
to the construction of a new evaluation tool. This paper presents the phases of the
construction of an evaluation tool for teachers’ professional fears (EAMPP). After the
collection and the pilot study of the items, the final version of the scale (EAMPP) was
applied. The sample consisted of 208 teachers of the 2
nd
and 3
rd
cycles and secondary
education, of both genders, from several areas of the country and with different lengths of
experience. Construct and external reliability and validity were measured. Factorial analysis
of the main components with varimax rotation revealed the presence of seven dimensions
of professional fears: fears related to indiscipline and the management of pupils in class,
fears related to not meeting the need for recognition as a teacher, fears related to the
management of their profession by the educational administration, fears related to the lack
of teaching competencies, fears deriving from obstacles for professional realisation, fears
related to accepting challenges in school and fears related to a negative evaluation of
oneself by others in the school context. The total variance explained by these factors was
rather high (61.67%), as were the internal consistency coefficients (alpha indexes), that
varied between 0.80 and 0.97 for different groups. The concurrent validity coefficients were
also very consistent. Results stress the fine qualities of the EAMPP scale, thus constructed
and made available for future research with teachers.