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Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profi...

Autor(es): Veiga, Feliciano cv logo 1 ; Fernandes, Luísa cv logo 2 ; Roque, Paula cv logo 3 ; Guerra, Teresa M. cv logo 4 ; Antunes, Júlia cv logo 5

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4673

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Medos dos professores; Autoconceito; Ansiedade; Desenvolvimento profissional


Descrição
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. A falta de instrumentos que pudessem ser administrados a professores, para que se pronunciem quanto aos seus medos profissionais, conduziu à construção de um novo instrumento de avaliação. Apresentam-se as fases seguidas na construção de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores (EAMPP). Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão final da escala (EAMPP). A amostra foi constituída por 208 professores do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, de ambos os sexos, de várias zonas do país e com tempo de serviço diversificado. Procedeu-se ao estudo da fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise factorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de sete dimensões dos medos profissionais: medos associados à indisciplina e gestão dos alunos nas aulas, medos associados à não satisfação da necessidade de reconhecimento enquanto professor, medos associados à gestão da profissão pela tutela, medos associados à falta de competências de ensino, medos derivados de obstáculos à realização profissional, medos associados à aceitação de desafios na escola e medos associados a uma avaliação negativa de si próprio vinda dos outros em contexto escolar. A variância total explicada por tais factores apresentou-se bastante elevada (61.67%), bem como os coeficientes de consistência interna (índices alpha), a variarem entre 0.80 e 0.97 para diferentes grupos. Os coeficientes de validade concorrente foram também muito consistentes. Os resultados salientam as boas qualidades da escala EAMPP, assim construída e disponibilizada para futuras investigações com professores. The lack of instruments to apply to teachers so they may discuss their professional fears led to the construction of a new evaluation tool. This paper presents the phases of the construction of an evaluation tool for teachers’ professional fears (EAMPP). After the collection and the pilot study of the items, the final version of the scale (EAMPP) was applied. The sample consisted of 208 teachers of the 2 nd and 3 rd cycles and secondary education, of both genders, from several areas of the country and with different lengths of experience. Construct and external reliability and validity were measured. Factorial analysis of the main components with varimax rotation revealed the presence of seven dimensions of professional fears: fears related to indiscipline and the management of pupils in class, fears related to not meeting the need for recognition as a teacher, fears related to the management of their profession by the educational administration, fears related to the lack of teaching competencies, fears deriving from obstacles for professional realisation, fears related to accepting challenges in school and fears related to a negative evaluation of oneself by others in the school context. The total variance explained by these factors was rather high (61.67%), as were the internal consistency coefficients (alpha indexes), that varied between 0.80 and 0.97 for different groups. The concurrent validity coefficients were also very consistent. Results stress the fine qualities of the EAMPP scale, thus constructed and made available for future research with teachers.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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