Autor(es):
Fernandes, Domingos
; Borralho, António
; Vale, Isabel
; Mendonça, Vitoriano
; Gaspar, Andreia
; Fidalgo, Cláudia
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10916
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Avaliação Educacional; Avaliação de Programas; Ensino; Avaliação; Aprendizagem; Práticas Curriculares; Ensinos Clínicos; Ciências da Enfermagem
Descrição
Este estudo de avaliação foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, posteriormente designada por ESEnfC. Realizou-se ao longo de cerca de quinze meses por uma equipa de avaliação constituída por Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, António Borralho, da Universidade de Évora, Isabel Vale, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Vitoriano Mendonça, doutorando da Universidade de Lisboa, e Andreia Gaspar e Cláudia Fidalgo, bolseiras de investigação na Universidade de Lisboa. Colaboraram ainda Isabel Fialho e Marília Cid, da Universidade de Évora, Elsa Isabelinho Barbosa, doutoranda nesta universidade e Graciela Fabietti, da Universidade de Córdoba na Argentina.
De acordo com o que foi solicitado pela ESEnfC, pretendia-se que, através deste estudo de avaliação, se pudesse conhecer e compreender relações existentes entre uma variedade de elementos que interferem no desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes tais como: a) práticas de ensino e de avaliação de professores; b) sistemas de conceções de professores acerca do ensino, da avaliação e da aprendizagem; c) sistemas de conceções de estudantes acerca do ensino, da avaliação e da aprendizagem; d) natureza das tarefas de avaliação utilizadas nas salas de aula; e) frequência, distribuição e natureza do feedback utilizado; e f) participação dos estudantes nos processos de aprendizagem, ensino e avaliação.
O estudo que agora se apresenta neste relatório foi organizado tendo em conta os seguintes objetivos principais:
• Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores da Licenciatura em Enfermagem da ESEnfC.
• Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos estudantes no desenvolvimento dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação no contexto das unidades curriculares e dos ensinos clínicos.
• Descrever, analisar e interpretar os ambientes de ensino, aprendizagem e avaliação no contexto das unidades curriculares e dos ensinos clínicos.
• Caracterizar os sistemas de conceções dos principais intervenientes (e.g. estudantes, professores) relativamente ao ensino, à aprendizagem e à avaliação, no contexto das unidades curriculares e ensinos clínicos.
• Avaliar as referidas práticas e a participação dos estudantes no âmbito das unidades curriculares e dos ensinos clínicos.
O estudo permitiu identificar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores dos quatro anos da licenciatura, assim como o envolvimento e a participação dos estudantes nos processos pedagógicos que, supostamente, os ajudam a aprender. Além disso, permitiu conhecer e caracterizar as perceções de professores e estudantes em relação aos processos de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da licenciatura.