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Abordagem construtivista do erro na resolução de problemas de aritmética de est...

Autor(es): Castro, Joana de cv logo 1 ; Botelho, Deolinda cv logo 2 ; Morgado, Luísa cv logo 3 ; Morgado, Luísa cv logo 4 ; Parrat-Dayant, Silvia cv logo 5

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/503

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa


Descrição
O Objectivo deste estudo é analisar o tipo de erro, estrutural ou funcional, observado em crianças dos 5 aos 8 anos, durante a resolução de três tipos de problemas aritméticos de estrutura aditiva . combinação, separação e comparação . em situações diferenciadas (manipulativa, figurativa, numérica). A amostra do estudo é constituída por 45 crianças (15 do último ano do pré-escolar, 15 do 1º ano de escolaridade e 15 do 2º ano) de uma escola pública de Lisboa, de meio sócio-económico médio. A metodologia seguida foi a de tipo clínico ( análise critica). Cada criança participou em quatro sessões experimentais (uma por semana), sendo a primeira para determinar o nível psicogenético e as seguintes para resolver os três problemas de aritmética. Os resultados mostram a relação entre o tipo de erro e a estrutura e a categoria do problema; entre os níveis psicogenético e escolar e o tipo de erro observado, independentemente da situação experimental (manipulativa, figurativa, numérica); entre os níveis psicogenético e escolares e o tipo de grafismo e as representações. Mostrou ainda a lógica do erro seguida por cada criança, a qual se mantém em qualquer das situações experimentais.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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