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A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial

Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília de; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno; Menau, João

Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inere...


Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar ...

Vasconcelos, Teresa; Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno; Melo, Nuno; Sousa, Otília de

O objectivo deste trabalho é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao long...


Abordagem construtivista do erro na resolução de problemas de aritmética de est...

Castro, Joana de; Botelho, Deolinda; Morgado, Luísa; Morgado, Luísa; Parrat-Dayant, Silvia

O Objectivo deste estudo é analisar o tipo de erro, estrutural ou funcional, observado em crianças dos 5 aos 8 anos, durante a resolução de três tipos de problemas aritméticos de estrutura aditiva . combinação, separação e comparação . em situações diferenciadas (manipulativa, figurativa, numérica). A amostra do estudo é constituída por 45 crianças (15 do último ano do pré-escolar, 15 do 1º ano de escolaridade ...


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