Autor(es):
Samagaio, Florbela
; Trevisan, Gabriela
; Neves, Maria Ivone
; Brás, Cátia
; Carvalho, Adalberto Dias de
Data: 2012
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Desenvolvimento local; Intervenção comunitária; Relação escola-família
Descrição
O presente texto analisa os resultados da parceria entre a ESEPF e um CLD do Norte do País, na
monitorização e avaliação da implementação de ações no âmbito das relações escola/famílias/comunidade, iniciado
em 2010. Na identificação dos problemas centrais da comunidade em questão, foi dada especial atenção às relações
escola-família e aí àqueles que aparentem ser os casos mais problemáticos na perspetiva de contribuir para uma
efetiva e pedagogicamente consequente construção compósita de identidades: das crianças, das famílias, dos
professores, dos vários agentes sociais e da comunidade educativa como uma entidade almejada. Estas mudanças
implicam num novo paradigma, o paradigma de parceria para aprendizagem, para uma aprendizagem de sucesso,
envolvendo os vários protagonistas educativos: famílias e comunidades surgem assim não como algo exterior à
escola mas algo que está dentro da escola através dos alunos. Os protagonistas deste Projeto de Intervenção Social
são, por um lado, as famílias ausentes da escola – e, por outro lado, os professores do Agrupamento de Escolas em
estudo. Com as famílias visou-se encontrar um conjunto de respostas de intervenção que promovam o seu sucesso
plural, trabalhando-se as competências do agregado em diferentes níveis/áreas; com os professores aprofundou-se a
capacidade de uma dinâmica com ações que qualifiquem a relação Escola-Família. O projecto, desenvolvido numa
lógica de Investigação-Ação (IA) assumiu o Agrupamento de Escolas como um caso a estudar em profundidade e
numa perspetiva intensiva e interpretativa, procurando encontrar respostas eficazes a problemas concretos, estando
fundamentalmente ligado a metodologias que permitam acompanhar quer a investigação quer a intervenção. Serão
analisados os principais resultados já alcançados pelo projecto, nomeadamente, a construção de um instrumento de
diagnóstico social participativo, e respetivas metodologias e técnicas mobilizadas (focus groups, entrevistas semidirectivas,
análises documentais das diferentes instituições, reuniões com alunos do Agrupamento), bem como
algumas das principais ações construídas a partir dele, nomeadamente: a construção de um programa de formação
para o Agrupamento respondendo às necessidades do grupo de docentes e à aquisição de competências de trabalho
com famílias e comunidade; o desenho de atividades com famílias na escola, a partir da revitalização da Associação
de Pais e do seu envolvimento direto na promoção do sucesso dos alunos; a formação de membros de instituições
que trabalham diretamente com famílias.