O Estudo de Investigação “VOLUNTARIADO, missão e dádiva” foi desenvolvido pela Fundação FÉ e COOPERAÇÃO – FEC – durante o Ano Europeu do Voluntariado (AEV 2011) em parceria com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, com o objetivo de conhecer melhor o voluntariado missionário em Portugal e os seus agentes – OS VOLUNTÁRIOS. ; FEC – Fundação Fé e Cooperação
In this article, two different anthropological reflexions are to be found: The first one, analysing the relation of man with nature, history and God, presents freedom as an anthropological paradigm of a cultural kind. This paradigm sustains the Universal Declaration of Human Rights. The second, explores the coincidence between the pedagogic and anthropologic discourses. This coincidence is presently reinforced ...
The connections between the themes: rupture scientific knowledge/com-mon knowledge - double basis of a complete anthropology; statute of the subject - conception of man; knowledge as a dialeeical construction - dichotomy culture/nature, are the fundamental items within the context of a reflexion about the presuppositions and the anthropological implications! inherent in the epistemological proposals of G. Bache...
O presente texto analisa os resultados da parceria entre a ESEPF e um CLD do Norte do País, na monitorização e avaliação da implementação de ações no âmbito das relações escola/famílias/comunidade, iniciado em 2010. Na identificação dos problemas centrais da comunidade em questão, foi dada especial atenção às relações escola-família e aí àqueles que aparentem ser os casos mais problemáticos na perspetiva de con...
Neste artigo explicita-se um conjunto de pressupostos comportamentais e de conceitos operacionais inerentes ao desenvolvimento de processos de problematização/dilematização. Estas conceptualizações são projetadas na construção de um exemplo de aplicação destas metodologias, muito concretamente ao caso da formação de trabalhadores sociais em geral e educadores sociais em particular. Este último tópico permite co...
4 p.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |