Nota prévia: Esta publicação, integrada no projeto “Trajetórias socioprofissionais dos diplomados em Educação Social da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti”, tem por objetivo enquadrar a investigação em curso sobre a construção teórica de um perfil profissional do Educador Social, alicerçado na prática socioeducativa do mesmo. O grupo de investigação, responsável pela reflexão teórica e pelo trabal...
O Estudo de Investigação “VOLUNTARIADO, missão e dádiva” foi desenvolvido pela Fundação FÉ e COOPERAÇÃO – FEC – durante o Ano Europeu do Voluntariado (AEV 2011) em parceria com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, com o objetivo de conhecer melhor o voluntariado missionário em Portugal e os seus agentes – OS VOLUNTÁRIOS. ; FEC – Fundação Fé e Cooperação
Developed societies are currently facing severe demographic changes: the world population is ageing at an unprecedented rate. This demographic trend will be also followed by an increase of people with physical limitations. New challenges are being raised to the traditional health care systems, not only in Portugal, but also in all other European states. There is an urgent need to find solutions that allow exten...
O presente texto analisa os resultados da parceria entre a ESEPF e um CLD do Norte do País, na monitorização e avaliação da implementação de ações no âmbito das relações escola/famílias/comunidade, iniciado em 2010. Na identificação dos problemas centrais da comunidade em questão, foi dada especial atenção às relações escola-família e aí àqueles que aparentem ser os casos mais problemáticos na perspetiva de con...
Sumário: 1. Representações sociais e o carácter eminentemente social da infância, p. 64-72; 2. A infância e a função protectora do Estado, p. 73-78. ; p. 47-61
Este artigo constitui uma reflexão em torno do perfil profissional do Educador Social. Procura fundamentalmente relacionar a sua prática profissional com a investigação realçando a importância desta no bom desempenho profissional do Educador Social. Procura ainda demonstrar como a Educação Social pode ser vista como uma das muitas respostas face às exigências da sociedade (pós)moderna e como se integra no parad...
Às sociedades está associada a produção e a reprodução de desigualdades sociais, que contribuem para o surgimento de processos e fenómenos de pobreza e de exclusão social. O estado promove respostas que se constituem em medidas de carácter político e que, num sentido alargado, têm o objectivo de promover a protecção social. Neste artigo analisaremos a evolução das políticas sociais em Portugal. Num primeiro mom...
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