De forma a colaborar para a partilha de experiências no âmbito da Educação Pré-escolar, o presente artigo pretende apresentar um projeto de investigação, desenvolvido num contexto de estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-escolar no ano de 2010/2011, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tem como propósito analisar a importância de contar histórias no contexto da Educação pré-esco...
O presente texto analisa os resultados da parceria entre a ESEPF e um CLD do Norte do País, na monitorização e avaliação da implementação de ações no âmbito das relações escola/famílias/comunidade, iniciado em 2010. Na identificação dos problemas centrais da comunidade em questão, foi dada especial atenção às relações escola-família e aí àqueles que aparentem ser os casos mais problemáticos na perspetiva de con...
p. 77-82
p. 49-53
O contexto actual da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas representa um campo fértil para a exploração de uma perspectiva de formação de professores que se identifica com os princípios de uma escola reflexiva e com o paradigma do profissional reflexivo. A adopção do(s) modelos de supervisão que sustentema formação prática dos formandos deve assim merecer especial atençã...
Este artigo apresenta a avaliação desenvolvida em torno da utilização de um Sistema de Gestão de Aprendizagem na Internet no apoio ao estágio profissionalizante, em sistema de blended-learning, do curso de formação inicial de Educadores de Infância da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Ao longo do ano lectivo 2006/2007 os formandos foram apoiados de forma presencial com uma vertente à distância a...
De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pe...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |