Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

2.1 A importância de contar histórias

Neves, Maria Ivone; Dias, Cláudia

De forma a colaborar para a partilha de experiências no âmbito da Educação Pré-escolar, o presente artigo pretende apresentar um projeto de investigação, desenvolvido num contexto de estágio profissionalizante do Mestrado em Educação Pré-escolar no ano de 2010/2011, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tem como propósito analisar a importância de contar histórias no contexto da Educação pré-esco...


Relações escola-famílias e construção complexa de identidades: análise de um pr...

Samagaio, Florbela; Trevisan, Gabriela; Neves, Maria Ivone; Brás, Cátia; Carvalho, Adalberto Dias de

O presente texto analisa os resultados da parceria entre a ESEPF e um CLD do Norte do País, na monitorização e avaliação da implementação de ações no âmbito das relações escola/famílias/comunidade, iniciado em 2010. Na identificação dos problemas centrais da comunidade em questão, foi dada especial atenção às relações escola-família e aí àqueles que aparentem ser os casos mais problemáticos na perspetiva de con...



Educação : novos desafios Licenciatura em Educação de Infância

Pequito, Paula; Guedes, Sofia; Cortesão, Irene; Brandão, Isabel; Brito, Domingas; Guedes, Inês; Cunha, Isabel; Neves, Maria Ivone; Lopes, Carmo

p. 49-53


A Formação Prática e a Supervisão da Formação

Neves, Maria Ivone

O contexto actual da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas representa um campo fértil para a exploração de uma perspectiva de formação de professores que se identifica com os princípios de uma escola reflexiva e com o paradigma do profissional reflexivo. A adopção do(s) modelos de supervisão que sustentema formação prática dos formandos deve assim merecer especial atençã...


A utilização de e-portfólios no estágio profissionalizante do curso de formação...

Pinheiro, Ana; Neves, Maria Ivone; Silva, Brigite Carvalho da

Este artigo apresenta a avaliação desenvolvida em torno da utilização de um Sistema de Gestão de Aprendizagem na Internet no apoio ao estágio profissionalizante, em sistema de blended-learning, do curso de formação inicial de Educadores de Infância da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Ao longo do ano lectivo 2006/2007 os formandos foram apoiados de forma presencial com uma vertente à distância a...


O Educador como Prático Reflexivo

Pinheiro, Ana; Neves, Maria Ivone; Pinho, Rute; Santos, Vera; Oliveira, Cláudia; Marques, Marta

De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos, construídos pe...


7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia