Document details

Os contraditórios na Avaliação Externa das Escolas. Consensos e divergências

Author(s): Fialho, Isabel cv logo 1 ; Saragoça, José cv logo 2 ; Silvestre, Maria José cv logo 3 ; Matos, Conceição cv logo 4 ; Correia, Ana paula cv logo 5 ; Sónia, Gomes cv logo 6

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/8503

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Avaliação externa de escolas; contraditórios


Description
Nesta comunicação, apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito de projeto de investigação - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (AEEENS). Este estudo corresponde à análise de contraditórios produzidos pelas escolas, em resposta aos relatórios de avaliação externa. Estes contraditórios foram retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avaliadas simultaneamente, nos dois ciclos de avaliação – 1º ciclo (2006-2011) e 2º ciclo de (2011-2012), nas quatro áreas territoriais onde a IGEC exerce a sua atividade (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve). A amostra inclui 100 escolas 50% das quais obtiveram as classificações mais altas nos relatórios e 50% tiveram as classificações mais baixas. Foram analisados todos os contraditórios (N=69) desta amostra de escolas o que significa que apenas 35% exerceram o direito do contraditório. Este estudo teve por objetivo central percecionar e dar conta dos ‘consensos’ e das ‘divergências’ entre relatórios e contraditórios com vista à construção de significados, a partir de elementos discursivos explícitos e/ou implícitos. Na análise dos dados e apuramento dos resultados procedeu-se à análise discursiva do conteúdo dos contraditórios, a partir da produção de uma matriz de categorização previamente estabelecida, a qual incluiu 10 categorias de análise: 1) modelo de avaliação, 2) noções de avaliação, 3) subjetividade dos avaliadores, 4) discordância relativamente ao relatório e aos seus conteúdos de factos e de interpretação, 5) impactos e efeitos dos relatórios na escola, 6) impacto e efeitos do relatório na comunidade, 7) impacto e efeitos na sala de aula, 8) consequências do contraditório, 9) idoneidade dos avaliadores 10) sugestões de melhoria ao modelo.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU