Nesta comunicação, apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito de projeto de investigação - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (AEEENS). Este estudo corresponde à análise de contraditórios produzidos pelas escolas, em resposta aos relatórios de avaliação externa. Estes contraditórios foram retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avalia...
Este estudo empírico teve como fundamento a identificação das mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa, no Agrupamento em análise. Para tal foram definidos como objectivos o conhecimento do ponto de situação da escola antes da avaliação externa; a constatação da existência de alterações/mudanças motivadas pela avaliação externa; a identificação dos aspectos que foram mudados/melhorados; e a percep...
O Decreto-Lei 115-A/98 (revogado pelo Decreto-Lei 75/2008) e legislação subsequente, ao introduzir o Regime de autonomia, administração e gestão das escolas, dão algum destaque e importância à avaliação da escola enquanto instrumento do seu desenvolvimento organizacional. O decreto aponta para um modo de gestão estratégico assente numa cultura de qualidade partilhada por toda a comunidade educativa. Posteriorme...
É relatado um caso de histoplasmose cutânea primária em um homem de 45 anos, com apresentação de um nódulo eritematoso no dorso da mão direita acompanhado de linfadenomegalia regional indolor, que se desenvolveu após trauma local ocorrido durante treinamento militar em túnel habitado por morcegos. O exame histológico de biópsia da lesão cutânea mostrou um infiltrado granulomatoso, porém não evidenciou elementos...
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