Detalhes do Documento

Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino supe...

Autor(es): Rebelo, Hugo cv logo 1 ; Bonito, Jorge cv logo 2 ; Candeias, Adelinda cv logo 3 ; Oliveira, Maria Manuela cv logo 4 ; Saragoça, José cv logo 5 ; Trindade, Vítor cv logo 6

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7534

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Ensino superior; aprendizagem; representação de qualidade; percepções da organização do ensino


Descrição
A crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria. Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino. Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Centro de Investigãção em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia