Autor(es):
Rebelo, Hugo
; Bonito, Jorge
; Candeias, Adelinda
; Oliveira, Maria Manuela
; Saragoça, José
; Trindade, Vítor
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7534
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Ensino superior; aprendizagem; representação de qualidade; percepções da organização do ensino
Descrição
A crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria.
Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino.
Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja.