Document details

Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contribut...

Author(s): Chaleta, Elisa cv logo 1 ; Sampaio, Ana cv logo 2 ; Saraiva, Margarida cv logo 3 ; Grácio, Luísa cv logo 4 ; Leal, Fátima cv logo 5 ; Santos, Graça cv logo 6 ; Sebastião, Luís cv logo 7 ; Candeias, Adelinda cv logo 8

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/7047

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Análise Factorial Exploratória; Análise Factorial Confirmatória; Experiência no Curso; Qualidade do Ensino Superior


Description
A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2006) validando-o para a população estudantil portuguesa. A partir de uma amostra de 872 alunos de cursos de Licenciatura (Ciências Sociais e Ciências e Tecnologia) testámos a adequabilidade global do modelo à estrutura relacional desenvolvida, com recurso à Análise Factorial Confirmatória. A principal conclusão indica que o modelo se ajusta à população estudantil portuguesa, embora com algumas diferenças, também encontradas em estudos transculturais realizados recentemente
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Pires, António Ramos; Saraiva, Margarida; Rosa, Álvaro
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU