As políticas de saúde visam a promoção do aleitamento materno exclusivo até ao 6º mês de vida e a amamentação até aos 2 anos (OMS, 1994; MS, 2009), a qual é influenciada por múltiplos fatores (Almeida, 2004). Apesar das recomendações e informações acerca dos benefícios do aleitamento materno, muitas mulheres deixam de amamentar os seus filhos precocemente, por diversos problemas que ocorrem durante a amamentaç...
Neste capítulo apresentaremos então o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Percursos inclusivos das crianças e famílias portadoras de Síndrome X-Frágil realizado entre 2011 e 2013. Começaremos por situar a nossa investigação por referência à investigação que, a nível internacional, vem sendo produzida sobre a SXF e depois clarificaremos a perspetiva teórica em que assentou o nosso olhar para os percurso...
Fragile X syndrome is the most common inherited cause of intellectual disability and the most known genetic cause of autism. Children with this syndrome have a set of cognitive and behavioral features, which put serious challenges to their full inclusion in the educational system. Intellectual disabilities, learning difficulties, hyperactivity, shyness and social anxiety are the most common of those behaviors. ...
A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2...
In this study, we explored main dilemmas psychologists face in career counselling in two main professional settings: employment and education. Participants included 24 experienced Portuguese psychologists, working in employment (n = 14) and educational (n = 10) settings. We used consensual qualitative research to conduct and analyse semi-structured interviews. Results revealed dilemmas’ in five domains: neutral...
Research on learning in higher education established association between the way students learn and their perception about the contexts in which this learning takes place. Given the relevance of this component to the quality of learning in higher education the aim of this study is to identify the factorial structure of the CEQ – Course Experience Questionnaire (Ramsden, 2006) validating it for the Portuguese st...
As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a...
O estudo tem como objectivo avaliar a percepção da imagem do corpo e os problemas comportamentais em adolescentes vítimas de abuso sexual infantil (VASI), Negligência (VN) e não vítimas de violência (NVV). Participaram no estudo 33 adolescentes do sexo feminino, entre os 11- 18 anos (M=15,21, SD=2,325). Destas, 22 estão institucionalizadas, onde 11 sofreram abusos sexuais e 11 negligência. As restantes residem ...
The training of Psychologists tries to promote the psychological understanding of the human functioning, the development of evaluation, analysis and intervention competences and, at the same time, to provide for the development of personal and interpersonal competences, crucial for the professional praxis. Our question is how to promote in the academic context this personal and interpersonal development of the ...
Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; Esta investigação tem por objetivo caracterizar o sentido de símbolo de alunos na fase final do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da Álgebra. Duas questões orientam este trabalho: (i) Que sentido de símbolo revelam esses alunos no modo como resolvem questões envolvendo expressões algébr...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |