Author(s):
Rodrigues, Maria José
; Mafra, Paulo
; Pires, Delmina
; Gonçalves, Adorinda
; Velho, António
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4998
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Jardim-de-infância; Trabalho experimental; Educação em ciências
Description
A comunicação apresentada diz respeito a um trabalho realizado com crianças e educadoras.
Esse trabalho faz parte de um Projecto mais amplo, “Aprender e Gostar de Aprender Ciências”, que envolveu também crianças e professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Projecto, que decorreu no ano lectivo 2006/2007 e foi financiado pelo Programa Ciência Viva VI “Ensino Experimental das Ciências na Escola”, teve como grandes finalidades a implementação de um
programa de actividades experimentais para crianças e a aquisição de materiais para as
escolas e os jardins-de-infância.
A comunicação descreve o impacto do Projecto nas crianças, essencialmente em termos de
desenvolvimento de capacidades sócio-afectivas, como a autonomia e a responsabilidade, e de construção e/ou aprofundamento de conhecimento. Descreve também a avaliação que as educadoras fizeram do Projecto, bem como o impacto deste no seu desenvolvimento profissional e nas crianças.
O Projecto desenvolveu-se num concelho desfavorecido do meio rural, o Concelho de Vinhais, distrito de Bragança e ocorreu em três fases: na primeira ajudaram-se as
educadoras/professoras a implementar actividades de ciências concebidas e organizadas pelos formadores. Na segunda fase ajudaram-se as educadoras/professoras a conceber e a explorar outras actividades experimentais, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Na terceira fase avaliou-se o impacto do Projecto junto das crianças e das educadoras/professoras.
Pela análise dos dados colhidos no decorrer do Projecto, com base na opinião das crianças e num conjunto de registos efectuados pelas crianças e pelas educadoras, pode-se afirmar que foi notória a motivação e o empenho com que participaram nas actividades; por outro lado, pensamos que o Projecto contribuiu para o desenvolvimento de competências por parte das
crianças.