Sendo o processo de formação de professores bastante complexo, e atendendo à experiência de várias décadas e à investigação educacional, consideramos que esta formação não se pode reduzir à sua dimensão académica, mas tem de integrar uma componente prática e reflexiva. Neste sentido, esta comunicação tem como principal propósito refletir sobre o novo modelo de formação de professores, oferecida na Escola Superi...
A formação de professores é um processo complexo que deve ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos e cujo aperfeiçoamento exige que sejam ouvidos todos os intervenientes. Neste estudo pretendemos, de uma forma geral, analisar o que pensam os alunos da formação obtida na Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Bragança. Partindo deste diagnóstico fomos averiguar, e...
A formação de professores é um processo complexo que deve ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos e cujo aperfeiçoamento exige que sejam ouvidos todos os intervenientes. Neste estudo pretendemos, de uma forma geral, analisar o que pensam os alunos da formação obtida na Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Bragança. Partindo deste diagnóstico fomos averiguar, e...
Sendo o processo de formação de professores bastante complexo, e atendendo à experiência de várias décadas e à investigação educacional, consideramos que esta formação não se pode reduzir à sua dimensão académica, mas tem de integrar uma componente prática e reflexiva. Neste sentido, esta comunicação tem como principal propósito refletir sobre o novo modelo de formação de professores, oferecida na Escola Superi...
No quadro do Processo de Bolonha, na formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico é enfatizada a componente de iniciação à prática profissional. A reflexão sobre esta desafia-nos a averiguar as representações que os futuros professores/educadores possuem sobre as caraterísticas e papéis dos contextos e intervenientes nela envolvidos. É nossa intenção primordial, como formadoras, ob...
Na sequência do processo de Bolonha, a habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e ensino dos 1.º e 2.º ciclos é conferida através de uma Licenciatura em Educação Básica e de um subsequente mestrado em ensino, introduzindo profundas alterações em relação ao modelo anterior. Este novo modelo de formação valoriza a dimensão do conhecimento disciplinar, da fundamentação da prática de ensino ...
No âmbito do Processo de Bolonha verificou-se uma reorganização da formação inicial dos educadores de Infância e professores do ensino básico e secunda rio. Assim, a formação passou a ser feita em dois ciclos: a licenciatura em Educação Básica, de caráter não profissionalizante e com um perfil de formação alargado, a que se segue um mestrado profissionalizante num determinado nível de educação ou ensino.
No quadro do processo de Bolonha a formação de professores sofreu profundas alterações. A legislação portuguesa, através do Decreto-lei n.º 43/2007, consagra o regime de habilitações profissionais para a docência, contemplando dois ciclos de formação. Ao primeiro corresponde o grau de licenciado e ao segundo o grau de mestre, sendo este o que confere a habilitação profissional para a docência nos domínios defin...
A investigação em Educação dedicou sempre muita atenção à formação de educadores e professores, pois este é um dos pilares essenciais para a sustentação do Sistema Educativo de qualquer país que só desta forma conseguirá assegurar eficaz e efetivamente a educação das suas crianças. Nos últimos anos esta discussão tornou-se mais forte e polémica, com as alterações da formação qualificada dos educadores/professo...
A reorganização da formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico e secundário é um dos aspetos a destacar no quadro do Processo de Bolonha, sendo enquadrada pelo Decreto-lei n.º 43/2007. Neste, a iniciação à prática profissional é definida como uma das seis componentes da formação e define que as atividades desta decorrem nas escolas cooperantes e incluem “a observação e colaboração...
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