O conhecimento prévio que as crianças apresentam acerca de vários temas com que se deparam no seu dia-a dia, é de crucial importância quando se pretende que ocorram aprendizagens significativas na sala de aula. Neste seguimento, e considerando a temática microrganismos e saúde, realizou-se um estudo exploratório com a aplicação de um questionário a 439 alunos do 5.º e 7.º anos de escolaridade, onde se pretendeu...
Com o objetivo de promover o ensino da microbiologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta-se uma proposta de atividade experimental sobre o tema higiene oral. Seguindo um modelo construtivista, pretende-se que as crianças compreendam que o ato de lavar os dentes reduz significativamente a quantidade de bactérias existentes na boca contribuindo, desta forma, para reduzir a probabilidade de virem a dese...
Com o objetivo de promover o ensino da microbiologia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) apresenta-se uma proposta de atividade experimental sobre o tema higiene oral. Seguindo um modelo construtivista, pretende-se que as crianças compreendam que o ato de lavar os dentes reduz significativamente a quantidade de bactérias existentes na boca contribuindo, desta forma, para reduzir a probabilidade de virem a dese...
O conhecimento prévio que as crianças apresentam acerca de vários temas com que se deparam no seu dia-a dia, é de crucial importância quando se pretende que ocorram aprendizagens significativas na sala de aula. Neste seguimento, e considerando a temática microrganismos e saúde, realizou-se um estudo exploratório com a aplicação de um questionário a 439 alunos do 5.º e 7.º anos de escolaridade, onde se pretendeu...
Os microrganismos no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: abordagem curricular, conceções Alternativas e propostas de atividades experimentais O presente estudo debruça-se sobre o tema “microrganismos” e direciona-se ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Tem como finalidade criar e aplicar um conjunto de atividades experimentais para o ensino de conteúdos de microbiologia, inseridos na área de Estudo do Me...
Knowledge, Values and Practices (the KVP model) validates peoples’ conceptions and will be presented here within the educational system framework. The influences of scientists, the media, actors of the educational system and textbook authors on the school external didactic transposition (EDT) will be addressed. Particular emphasis will be given to pupils’ conceptions of microorganisms and how textbooks address ...
Knowledge, Values and Practices (the KVP model) validates peoples’ conceptions and will be presented here within the educational system framework. The influences of scientists, the media, actors of the educational system and textbook authors on the school external didactic transposition (EDT) will be addressed. Particular emphasis will be given to pupils’ conceptions of microorganisms and how textbooks address ...
O estudo dos microrganismos reveste-se de aspetos de crucial importância uma vez que interferem na nossa vida como seres humanos, e também, de uma forma mais global, no funcionamento de toda a vida no planeta. Neste sentido, evidenciar o papel dos microrganismos é essencial para que as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, compreendam a sua importância, tanto nos sistemas biológicos como o seu uso ...
The main aim of the present work is the content analysis of the Portuguese National Curriculum and the Primary School textbooks where microorganisms are concerned. The content analysis through categories created a priori were used as methodology. In all analysed documents the topic microorganisms did not emerge in a clear way. However, several indirect themes related to microorganisms were found in the National...
The main aim of the present work is the content analysis of the Portuguese National Curriculum and the Primary School textbooks where microorganisms are concerned. The content analysis through categories created a priori were used as methodology. In all analysed documents the topic microorganisms did not emerge in a clear way. However, several indirect themes related to microorganisms were found in the National...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |