Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB

Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina

As Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano, que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar o conhecimento científico às questões problemáticas atuais. A abordagem da ciência numa perspetiva CTSA ...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Recursos de ensino/aprendizagem para a implementação da perspetiva CTSA no 2.ºCEB

Alves, Nelson; Pires, Delmina

O ensino das ciências numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) tem vindo a tornar-se num dos campos de investigação pedagógica e didática mais relevantes dos últimos tempos, que tem proporcionado uma reflexão profunda e sistemática acerca dos métodos de ensino/aprendizagem, evidenciando claras mudanças no papel dos alunos e dos professores. Por um lado, o aluno, como cidadão em formação,...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Integração CTSA em manuais escolares de ciências da natureza do 5º ano de escol...

Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina

As Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de capacidades que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar os conteúdos científicos às questões problemáticas atuais, em suma, cidadãos cientificamente literados capazes de aplicar o conhecimento científico em situações do quotidiano. Consideramos a abordagem CTSA, (Ciênc...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Arte na escola : um espaço de inclusão

Pires, Delmina Clarita

O presente trabalho de investigação insere-se no Mestrado em Criação Artística Contemporânea, ministrado pela Universidade de Aveiro, tendo como objectivo a aplicação da criação artística contemporânea ao contexto da educação artística em projectos, ao nível do 3.º ciclo do ensino básico. O território do artístico é o território do humano, é o homem que faz arte, enquanto artista, público ou fruidor. Quais os n...


Actividades experimentais no Jardim-de-Infância: projecto aprender e gostar de ...

Rodrigues, Maria José; Mafra, Paulo; Pires, Delmina; Gonçalves, Adorinda; Velho, António

A comunicação apresentada diz respeito a um trabalho realizado com crianças e educadoras. Esse trabalho faz parte de um Projecto mais amplo, “Aprender e Gostar de Aprender Ciências”, que envolveu também crianças e professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Projecto, que decorreu no ano lectivo 2006/2007 e foi financiado pelo Programa Ciência Viva VI “Ensino Experimental das Ciências na Escola”, teve como grand...

Data: 2008   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Actividades experimentais no Jardim-de-Infância: projecto aprender e gostar de ...

Rodrigues, Maria José; Mafra, Paulo; Pires, Delmina; Gonçalves, Adorinda; Velho, António

A comunicação apresentada diz respeito a um trabalho realizado com crianças e educadoras. Esse trabalho faz parte de um Projecto mais amplo, “Aprender e Gostar de Aprender Ciências”, que envolveu também crianças e professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Projecto, que decorreu no ano lectivo 2006/2007 e foi financiado pelo Programa Ciência Viva VI “Ensino Experimental das Ciências na Escola”, teve como grand...

Data: 2008   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Aprender a gostar de aprender ciências

Mafra, Paulo; Pires, Delmina; Gonçalves, Adorinda; Rodrigues, Maria José; Velho, António

Com o projecto que aqui se apresenta, pretende-se promover a realização de actividades experimentais de ciências por crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e do Jardim-de-infância (JI). O projecto desenvolver-se-á em 3 fases: na 1ª ajudam-se os professores e os educadores a implementar actividades de ciências concebidas e organizadas pelos formadores. Na 2ª fase ajudam-se os professores a educadores a conce...

Data: 2007   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

O balão transportador

Gonçalves, Adorinda; Velho, António; Pires, Delmina; Rodrigues, Maria José; Mafra, Paulo

O ensino experimental das ciências, em particular no 1º Ciclo do Ensino Básico, tem sido objecto de estudo de vários investigadores nas últimas décadas. Encontram-se vários indicadores que apontam que este tipo de ensino promove o desenvolvimento de competências muito importantes para o desenvolvimento integral da criança no sentido de uma maior autonomia e capacidade reflexiva, aspecto potenciado pelo espírito...

Data: 2006   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Como se formam as dunas?

Gonçalves, Adorinda; Velho, António; Pires, Delmina; Rodrigues, Maria José; Mafra, Paulo

O ensino experimental das ciências, em particular no 1º Ciclo do Ensino Básico, tem sido objecto de estudo de vários investigadores nas últimas décadas. Encontram-se vários indicadores que apontam que este tipo de ensino promove o desenvolvimento de competências muito importantes para o desenvolvimento integral da criança no sentido de uma maior autonomia e capacidade reflexiva, aspecto potenciado pelo espírito...

Data: 2006   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor









Data






Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia