Detalhes do Documento

Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes ...

Autor(es): Valadas, Sandra Teodósio cv logo 1 ; Gonçalves, Fernando Ribeiro cv logo 2 ; Faísca, Luís cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3047

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Abordagens ao estudo; Concepções de aprendizagem; Estudantes universitários; ASSIST


Descrição
Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia