Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A comparative study on the health and well-being of adolescent immigrants in Sp...

Hernando, Angel; Nunes, Cristina; Torres, Carmen Cruz; Lemos, Ida; Valadas, Sandra Teodósio

The terms on which the integration of new generations of immigrants into Portuguese and Spanish societies happens will have a decisive influence in the future of both countries. Therefore, promoting their health, well-being, and psychosocial adaptation is a matter of strategic interest. This paper analyses psychosocial factors associated with well-being and psychological adjustment on a sample of 108 adolescent...


Perfis de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior

Valadas, Sandra Teodósio; Faísca, Luís

Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percecionam e vivenciam as experiências de aprendizagem, foram objetivos centrais do presente trabalho avaliar os significados atribuídos à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as conceções de aprendizagem de estudantes d...


Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale (SIMS) em contex...

Gamboa, Vitor; Valadas, Sandra Teodósio; Paixão, Olímpio

A Escala da Motivação Situacional – SIMS (Guay, Vallerand & Blanchard, 2000), procura avaliar, de acordo com o modelo hierárquico da motivação intrínseca / extrínseca de Vallerand (1997), a motivação experimentada no decurso da realização de uma tarefa específica. Na presente comunicação pretendemos dar conta dos principais resultados do estudo de tradução e adaptação à população portuguesa da SIMS, junto de um...


A liderança escolar numa escola privada: um estudo de caso na região do Algarve

Galego, Cláudio; Valadas, Sandra Teodósio

A liderança escolar tem vindo a ser objeto de diversos estudos ao longo dos anos tendo assistido, em termos de perspetivas e modelos que suportam o conceito, a uma evolução a par das teorias de gestão e administração de empresas. Na verdade, as primeiras perspetivas sobre a liderança e gestão escolar tiveram na base trabalhos na área da gestão e administração, facto a que não são alheias as crescentes press...


Aspetos metodológicos do inquérito por entrevista

Valadas, Sandra Teodósio; Ribeiro Gonçalves, Fernando

Tendo com pano de fundo as perspetivas dos atores mais diretamente envolvidos no processo de avaliação externa de escolas do ensino não superior, iremos centrar-nos, fundamentalmente, na recolha de opiniões junto dos diretores de escolas relativamente ao impacto e efeitos da avaliação externa. A comunicação centrar-se-á nos diferentes tipos de entrevista (diretiva, semi diretiva e não diretiva) e procedime...


O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protóti...

Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Valadas, Sandra Teodósio; Vilhena, Carla Cardoso

Perante a disseminação global de poderosas plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos)que sejam eficazes em várias situações de ensino e de apr...


Conceptions of learning, approaches to learning and cognitive development: stud...

Valadas, Sandra Teodósio

In this paper we examine concepts referring to learning and teaching in higher education recognized in the literature as study orientations, approaches to learning, study behaviours, approaches to studying and conceptions of learning. We also explored students’ cognitive development and academic success according to some indicators previously studied. An investigation on this subject was developed with emphasis...


Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, ...

Valadas, Sandra Teodósio; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Faísca, Luís

Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percepcionam e vivem as experiências de aprendizagem, foram objectivos centrais do presente trabalho, por um lado, conhecer e analisar os significados atribuídos por estudantes à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e, neste sentido, perceber de que forma os estudantes conceptualiz...


Approaches to study in higher education portuguese students: a portuguese versi...

Valadas, Sandra Teodósio; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Faísca, Luís

This paper examines the validity of the Approaches and Study Skills Inventory for Students—short version (ASSIST; Tait et al. in Improving student learning: Improving students as learners, 1998), to be used with Portuguese undergraduate students. The ASSIST was administrated to 566 students, in order to analyse a Portuguese version of this inventory. Exploratory factor analysis (principal axis factor analysis f...


Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes ...

Valadas, Sandra Teodósio; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Faísca, Luís

Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portug...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia