Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Validação portuguesa de um teste breve para rastreio da afasia (Bedside de Leng...

Cruz, Ana Lúcia; Santos, Maria Emília; Faísca, Luís; Reis, Alexandra

Os instrumentos utilizados para avaliar pessoas com afasia tendem a ser extensos e exaustivos, de forma a permitir um diagnóstico e a obtenção de dados detalhados. Contudo, estas provas nem sempre são o melhor instrumento de avaliação para doentes que se encontram em fase aguda/subaguda e que não apresentam condições para colaborar numa prova demorada e complexa. Neste caso devem ser usadas provas rápidas e de ...


Perfis de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior

Valadas, Sandra Teodósio; Faísca, Luís

Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percecionam e vivenciam as experiências de aprendizagem, foram objetivos centrais do presente trabalho avaliar os significados atribuídos à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as conceções de aprendizagem de estudantes d...


Immortality of the soul as an intuitive idea: towards a psychological explanati...

Pereira, Vera; Faísca, Luís; Sá-Saraiva, Rodrigo

This study tried to investigate if intuitive ideas about the continuation of the Self after death determine the way people represent the state of being dead, and, in this way, investigate possible psychological origins of afterlife beliefs, which constitute a recurrent cultural phenomenon. A semi-structured interview and a self-report questionnaire were used to obtain information on the experience of imagining ...


Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, ...

Valadas, Sandra Teodósio; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Faísca, Luís

Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percepcionam e vivem as experiências de aprendizagem, foram objectivos centrais do presente trabalho, por um lado, conhecer e analisar os significados atribuídos por estudantes à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e, neste sentido, perceber de que forma os estudantes conceptualiz...


A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação

Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra

Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum modo na utiliza...


Traumatic brain injury patients: does frontal brain lesion influence basic emot...

Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Esteves, Francisco; Muresan, A.; Justo, M. G.; Simão, C.; Reis, Alexandra

Adequate emotion recognition is relevant to individuals’ interpersonal communication. Patients with frontal traumatic brain injury (TBI) exhibit a lower response to facial emotional stimuli, influencing social interactions. In this sense, the main goal of the current study was to assess the ability of TBI patients in recognizing basic emotions. Photographs of facial expressions of five basic emotions (happiness...


What does rapid naming tell us about dyslexia?

Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra

This article summarizes some of the important fin - dings from research evaluating the relationship between poor rapid naming and impaired reading performance. Substantial evidence shows that dyslexic readers have problems with rapid naming of visual items. Early re - search assumed that this was a consequence of phono - logical processing deficits, but recent findings suggest that non-phonological processes ma...


Roland Morris disability questionnaire - adaptation and validation for the Port...

Monteiro, Joaquim; Faísca, Luís; Nunes, Odete; Hipólito, João

The objective of the current study was to adapt and validate the Roland Morris disability questionnaire (RMDQ) to the Portuguese patients because there are no European Portuguese psychometric instruments to evaluate patients suffering from low back pain. After translation and back translation the Portuguese version of the RMDQ was tested in 112 patients with low back pain (30 males and 82 females) to analyse ps...

Data: 2010   |   Origem: Acta Médica Portuguesa

Questionário de incapacidade de Roland Morris: adaptação e validação para a pop...

Monteiro, J.; Faísca, Luís; Nunes, O.; Hipólito, João

O objectivo do presente estudo foi adaptar e validar para a língua portuguesa o Roland Morris Disability Questionnaire (RMDQ) por não existirem escalas em Português Euro- peu para avaliar o grau de incapacidade dos doentes com lombalgias. Após os procedi- mentos de tradução e retroversão, a versão portuguesa do RMDQ foi testada em 112 doentes com lombalgias (30 homens e 82 mulheres), a fim de analisar as suas c...


Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel d...

Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Castro, S. L.; Petersson, Karl Magnus

A aquisição da leitura envolve múltiplas aprendizagens, desde o contacto inicial com o alfabeto até ao momento em que a criança se torna apta a ler correcta e fluentemente. Reportamos aqui os principais resultados de um estudo transversal com alunos do primeiro ciclo (N = 568) em que avaliámos a relação entre a exactidão e velocidade da leitura com capacidades de processamento fonológico, nomeação rápida, conhe...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia