Detalhes do Documento

Representações de alunos sobre o domínio de capacidades matemáticas

Autor(es): Nogueira, Sofia cv logo 1 ; Tenreiro-Vieira, Celina cv logo 2 ; Cabrita, Isabel cv logo 3

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9192

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Capacidades matemáticas; Resolução de problemas; Comunicação (em) matemática


Descrição
Reconhecendo a importância de promover as capacidades de resolução de problemas e de comunicação (em) matemática dos alunos, potenciando conexões entre as áreas de matemática e ciências físicas e naturais e articulando contextos de educação formal e não formal, desenvolveu-se um estudo com a finalidade de avaliar o impacto de situações de exploração matemática de módulos interactivos de ciências no desenvolvimento de capacidades matemáticas ligadas à resolução de problemas e à comunicação, por parte de alunos do 1º CEB. Decorrente desta finalidade, desenvolveram-se recursos didácticos que integram situações de exploração matemática de módulos interactivos de ciências e que articulam dois contextos de implementação: um formal (sala de aula) e outro não formal (Jardim da Ciência situado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro). Estes recursos didácticos foram implementados com alunos do 4º ano do 1º CEB. Na presente comunicação, apresentam-se os resultados obtidos no que respeita às representações dos alunos, antes e após a implementação dos recursos didácticos, sobre o seu desempenho relativo à resolução de problemas e à comunicação (em) matemática.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia