Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de co...

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

A capacidade matemática de resolução de problemas revela-se essencial para enfrentar desafios quotidianos. Porém, a este respeito, alunos portugueses do 1.º CEB evidenciam fragilidades. A exploração de contextos de educação formais vocacionados para as Ciências Físicas e Naturais tem-se revelado promissora na potenciação de capacidades. Por conseguinte, professores demandam recursos didáticos de exploração des...


Laboratório Aberto de Educação em Ciências e Jardim da Ciência –atividades dese...

Torres, Ana Cristina; Universidade de Aveiro – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

O Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC) é uma estrutura do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro com uma equipa de docentes e investigadores que, entre outras finalidades, procura desenvolver estratégias e recursos didáticos para o ensino e aprendizagem das c...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Mathematical proposals in classroom and in a non-formal science education context

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

This paper presents results from a research on Didactics that aims to develop, produce, implement and evaluate the impact of the exploitation of interactive modules on science, on the development of problem solving and mathematical communication skills, of pupils (aged 9 or 10) attending the 4th grade of elementary school. Data suggests that the situations proposed had impact on the mathematical skills evaluate...


Representações de alunos sobre o domínio de capacidades matemáticas

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

Reconhecendo a importância de promover as capacidades de resolução de problemas e de comunicação (em) matemática dos alunos, potenciando conexões entre as áreas de matemática e ciências físicas e naturais e articulando contextos de educação formal e não formal, desenvolveu-se um estudo com a finalidade de avaliar o impacto de situações de exploração matemática de módulos interactivos de ciências no desenvolvime...


Propostas didácticas potenciadoras de conexões entre Matemática e Ciências em c...

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

Recomendações curriculares em matemática, nacionais e internacionais, apelam ao desenvolvimento de capacidades ligadas à resolução de problemas e à comunicação e ao estabelecimento de conexões com outras áreas do saber, como as Ciências Físicas e Naturais. Contudo, em provas nacionais e internacionais, a média dos alunos portugueses apresenta baixo desempenho na resolução de situações relativas a Ciências Físic...



Propostas didáticas no Jardim da Ciência: potenciar conexões entre matemática, ...

Nogueira, Sofia; Torres, Ana Cristina de Castro; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel; Vieira, Rui Marques

Resumo não disponível.


Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciênc...

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

Investigação em Didática das ciências e orientações curriculares recomendam a criação de oportunidades educativas de conexões entre áreas disciplinares e a promoção do desenvolvimento de capacidades que contribuam para a tomada de decisões esclarecidas e posições sobre questões e problemas em diversos contextos quotidianos. No âmbito de um projeto de investigação em Didática, procura-se contribuir para tal, atr...



Introdução

Conceição Nogueira; Sofia Marques da Silva


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia