Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de co...

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

A capacidade matemática de resolução de problemas revela-se essencial para enfrentar desafios quotidianos. Porém, a este respeito, alunos portugueses do 1.º CEB evidenciam fragilidades. A exploração de contextos de educação formais vocacionados para as Ciências Físicas e Naturais tem-se revelado promissora na potenciação de capacidades. Por conseguinte, professores demandam recursos didáticos de exploração des...


52 ideias para o Professor: Matemática: 1.º Ciclo

Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge; Malta, Emília; Reis, Margarida; Vizinho, Isabel; Coelho, Artur; Pinheiro, José

Quando se dedica ao ensino da Matemática, uma área que muitos alunos começam a encarar como inacessível, o professor do 1.º ciclo enfrenta dificuldades acrescidas para motivar e ensinar. Tendo por base o reconhecido trabalho de especialistas, designadamente, em formação contínua de professores de Matemática, esta obra encara esse desafio e trilha um caminho diferente. Este livro, que reúne 52 ideias práticas e ...


52 Ideias para o Professor: Matemática: 2.º Ciclo

Cabrita, Isabel; Coelho, Artur; Pinheiro, José; Pinheiro, Luísa; Sousa, Ondina; Tenreiro-Vieira, Celina; Almeida, Jorge; Amaral, Paulo; Gaspar, Jorge

Ao lecionar a sua disciplina, que muitos alunos veem como inacessível, o professor de Matemática enfrenta dificuldades acrescidas para motivar e ensinar. Tendo por base o reconhecido trabalho de especialistas, designadamente, em formação contínua de professores de Matemática, esta obra encara esse desafio e trilha um caminho diferente. Este livro, que reúne 52 ideias práticas e comprovadamente eficazes, que con...


Critical thinking: conceptual clarification and its importance in science educa...

Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Martins, Isabel Pinheiro

In different countries efforts have been made to integrate critical thinking into science curricula, recognizing that it is necessary to live in a plural society with citizenship competence. However, this objective has not been appropriately implemented in classrooms. One of the obstacles is the fact that teachers do not have a clear idea about critical thinking because the meaning ascribed to critical thi...


Mathematical proposals in classroom and in a non-formal science education context

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

This paper presents results from a research on Didactics that aims to develop, produce, implement and evaluate the impact of the exploitation of interactive modules on science, on the development of problem solving and mathematical communication skills, of pupils (aged 9 or 10) attending the 4th grade of elementary school. Data suggests that the situations proposed had impact on the mathematical skills evaluate...


Representações de alunos sobre o domínio de capacidades matemáticas

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

Reconhecendo a importância de promover as capacidades de resolução de problemas e de comunicação (em) matemática dos alunos, potenciando conexões entre as áreas de matemática e ciências físicas e naturais e articulando contextos de educação formal e não formal, desenvolveu-se um estudo com a finalidade de avaliar o impacto de situações de exploração matemática de módulos interactivos de ciências no desenvolvime...


Propostas didácticas potenciadoras de conexões entre Matemática e Ciências em c...

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

Recomendações curriculares em matemática, nacionais e internacionais, apelam ao desenvolvimento de capacidades ligadas à resolução de problemas e à comunicação e ao estabelecimento de conexões com outras áreas do saber, como as Ciências Físicas e Naturais. Contudo, em provas nacionais e internacionais, a média dos alunos portugueses apresenta baixo desempenho na resolução de situações relativas a Ciências Físic...


Propostas didáticas no Jardim da Ciência: potenciar conexões entre matemática, ...

Nogueira, Sofia; Torres, Ana Cristina de Castro; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel; Vieira, Rui Marques

Resumo não disponível.


Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciênc...

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

Investigação em Didática das ciências e orientações curriculares recomendam a criação de oportunidades educativas de conexões entre áreas disciplinares e a promoção do desenvolvimento de capacidades que contribuam para a tomada de decisões esclarecidas e posições sobre questões e problemas em diversos contextos quotidianos. No âmbito de um projeto de investigação em Didática, procura-se contribuir para tal, atr...


Registos teóricos e práticos em matemática: novos rumos

Cabrita, Isabel; Almeida, Jorge; Tenreiro-Vieira, Celina; Gaspar, Jorge; Amaral, Paulo; Nunes, Margarida; Vizinho, Isabel

Dando seguimento às anteriores publicações efectivadas no âmbito dos Programas de Formação Contínua em Matemática com Professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – m@c1 e m@c2 – surge o presente documento Registos teóricos e práticos em Matemática – novos rumos. Aglutina algumas das principais propostas didácticas e respectivo enquadramento teórico criados durante o presente ano...


13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia